Cabedelo abre Maio Amarelo com mensagem de Respeito e Responsabilidade no Trânsito

Durante todo este mês, a Semob vai promover ações educativas e debate sobre a importância da campanha para a sociedade

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), abriu, nesta quinta-feira (6), as atividades alusivas ao Maio Amarelo. O movimento, este ano, busca disseminar a mensagem de Respeito e Responsabilidade no trânsito.

A abertura oficial da campanha contou com a presença do prefeito Vitor Hugo; do vice-prefeito Mersinho Lucena; do secretário da Semob, Inácio Bento de Morais;  do secretário de Semob de João Pessoa, George Morais; além de toda a equipe da Secretaria municipal.

Durante a solenidade, o prefeito recebeu um colete e o certificado do Município Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária. O símbolo é uma forma de reconhecer boas ações e permitir que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro. Cabedelo é um dos nove municípios escolhidos para abrigar o projeto piloto do Observatório, que levará atividades educativas para alunos do Ensino Fundamental.

“O Maio Amarelo é uma oportunidade de dar uma visibilidade maior ao empenho por salvar vidas, pela obediência à legislação e responsabilidade pela vida do outro. É importante destacar que essa luta começa pela escola, pelo trabalho educativo de base que gera a importância de respeitar o trânsito. Além da abertura de uma programação voltada para o respeito e a responsabilidade no trânsito, que compreende toda a sociedade, esse é o momento também de parabenizar o trabalho desempenhado pela Semob em Cabedelo, que tanto nos orgulha”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

O objetivo da campanha é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

“Durante este mês nós vamos empreender algumas ações para chamar a atenção da sociedade para esse quadro tão caótico que é o das mortes no trânsito, não só no nosso pais, mas no mundo inteiro. Só no Brasil temos algo em torno de 100 mortes por dia, fora o número de pessoas com sequelas por conta dos acidentes de trânsito. O Maio Amarelo é o momento de levar essa mensagem e chegar mais perto da população para alertar, esclarecer e conscientizar para o respeito e a responsabilidade. Só assim vamos conseguir eliminar boa parte desses acidentes”, comentou o secretário de Semob, Inácio Bento de Morais.

Em Cabedelo, a Semob vem realizando um trabalho constante para garantir a segurança no trânsito para pedestres e motoristas. Já são 24 faixas de pedestres elevaddas, instalação de semáforos  em bairros importantes, como Centro e Intermares, além de 1.700m de ciclofaixas e mais de 1.500m a serem implantados.

Ações – Ao longo de todo o mês de maio, a Semob vai promover diversas ações e atividades por toda a comunidade, disseminando a mensagem de respeito e responsabilidade no trânsito.

A Semob preparou Jogos do Maio Amarelo Kids, que serão entregues em algumas unidades escolares e distribuídos entre alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa foi criada para ensinar as crianças sobre os principais conceitos de educação no trânsito, através de diversas atividades e desafios interativos para crianças da Educação Básica.

Dentre as atividades programadas para o Maio Amarelo estão, ainda, a pintura do asfalto com o símbolo da campanha, como forma de sensibilizar pedestres e condutores sobre o mês de atenção para o trânsito; uma live no Instagram com especialistas de trânsito; e uma sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo, visando debater com o Poder Legislativo a importância do Maio Amarelo para um trânsito mais seguro.

O Encerramento do Maio Amarelo está previsto para acontecer no dia 27, na Fortaleza de Santa Catarina. Na ocasião estarão reunidos diversos órgãos de trânsito, como PRF, DER, Detran/PB, Bombeiros e Polícia Militar.

Compartilhar