Cabedelo adere à campanha Abril Verde com ações de saúde e segurança no trabalho

Foco do movimento são os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 na cidade

Paralelo às ações de combate e prevenção à Covid-19, a Prefeitura Municipal de Cabedelo aderiu à campanha do Abril Verde, movimento que lembra e debate questões relacionadas à saúde e à segurança do trabalho.

Desde 2017, a cidade faz parte da campanha, buscando ações de prevenção aos acidentes de trabalho e doença ocupacionais para todos os servidores municipais, estendendo-se, também, às empresas terceirizadas e privadas que realizam suas atividades no município.

Este ano, com a pandemia do Coronavírus, a Prefeitura tem intensificado ainda mais os cuidados e as ações com saúde e segurança do trabalho. Para os profissionais da saúde – essenciais neste momento de combate à Covid-19 – as ações estão sendo reforçadas através de campanhas e alertas sobre a importância do cumprimento as medidas de prevenção ao contágio do vírus e, principalmente, do uso de material utilizado para este combate, como Equipamentos de Proteção Individual (os EPI’s ), materiais para higienização pessoal e também desinfecção de ambientes.

Além deles, a Prefeitura garantiu a segurança dos demais servidores, optando pelo home office para aqueles que podem exercer suas atividades de forma online, garantindo tanto o funcionamento da máquina pública quanto a saúde de seus trabalhadores.

O alerta do Abril Verde também está sendo estendido às empresas locais, que devem intensificar os cuidados com os seus colaboradores no que diz a respeito às medidas de prevenção a contaminação por Covid-19.

“Cabedelo conta com alguns setores voltados a essas áreas, como é o caso do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. A ideia da campanha do Abril Verde é buscar cada vez mais melhoria nos processos de trabalhos dos servidores, com o olhar da prevenção. Nesse momento que estamos passando, a campanha vai focar na segurança dos trabalhadores de saúde, garantindo o uso dos EPIs e a higienização de seus ambientes de trabalho”, destacou o engenheiro de Segurança do município, Wenderson Gouveia.

Sobre o Abril Verde –  O Movimento Abril Verde não é simplesmente uma campanha, é uma chamada para a ação, pois tem a finalidade de lembrar a sociedade sobre questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Acompanhando o apelo social de outros movimentos, como o Outubro Rosa, que visa a conscientização em relação ao câncer de mama, o Abril Verde busca criar uma cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O movimento é marcado no calendário anual com a cor da segurança no trabalho. O símbolo desse movimento é um laço verde.

Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas importantes: o dia 7, onde se comemora o Dia Mundial da Saúde; e o dia 28, que é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

Compartilhar