Cabedelo capacita novos cuidadores da educação inclusiva do município

Profissionais recém-empossados atuarão juntos aos alunos que recebem assistência individualizada na rede municipal de ensino

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nessas terça e quinta-feira (8 e 10), o curso de formação de cuidadores de educação inclusiva, voltado aos profissionais recém-ingressados via concurso público municipal.

A capacitação buscou orientar os novos cuidadores sobre sua função junto aos alunos público-alvo da educação especial. Cabedelo possui, atualmente, 300 estudantes que são assistidos pela educação inclusiva nas escolas da rede municipal.

“O Município de Cabedelo é pioneiro na efetivação, através de Concurso Público, de Cuidador da Educação Inclusiva, atuando de forma cuidadosa junto aos alunos com deficiência. Através da capacitação desses profissionais, buscamos contribuir com o aperfeiçoamento e atuação destes, em espaços educativos priorizando a inclusão, suas peculiaridades, metodologias e procedimentos, através da cooperação e respeito às diversidades em vários âmbitos”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

O Curso de capacitação envolveu 66 participantes e foi ministrado pela equipe de educação inclusiva do Centro de Atendimento Educacional Especializado da Seduc.

“A presença do cuidador de educação inclusiva se dá a partir da necessidade de apoio que os alunos precisam para desenvolver suas potencialidades em sala de aula. Nessa capacitação, abordamos legislação da educação inclusiva, função do cuidador, ética profissional, conhecimento sobre as deficiência intelectual, visual, auditiva e Transtorno do espectro autista, além de passarmos orientações sobre como trabalhar com os alunos com estas condições.”, resumiu a coordenadora da Educação Inclusiva, Socorro Feitosa.

Educação Inclusiva – A Seduc de Cabedelo, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), desenvolve uma Política de Educação Inclusiva, tendo como principal objetivo apoiar as escolas municipais na inclusão dos alunos público alvo da educação especial, assegurando sua matrícula, permanência e atendimento educacional especializado em Salas de AEE das escolas ou do CAEE.

Composta por uma equipe multiprofissional, o Centro realiza a política em três eixos: Atendimento aos Alunos, Formação de Profissionais e Orientação a Professores e Atendimento aos Pais.

O CAEE conta com equipe multiprofissional e multidisciplinar formada por pedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas, arte-educadora, educadora física, professora de Libras e assistente social; 22 Professores no Atendimento Educacional Especializado nas 16 Salas de Recursos Multifuncionais, atendendo alunos com deficiência destas escolas; cuidadores que apoiam alunos com deficiência que exigem maior atenção individualizada em sala de aula regular; o3 Professores com o ensino de Libras em escolas onde estão os alunos surdos e ensino de português como segunda língua; e 02 Intérpretes de libras para alunos surdos.

 

Compartilhar