Cabedelo celebra Dia Municipal de Coco de Roda e Ciranda nesta quinta-feira  

Nesta quinta-feira (22), Cabedelo comemora o Dia Municipal de Coco de Roda e Ciranda. A data, instituída pela Lei nº 1.890/2018, lembra a importância de uma das manifestações artísticas mais fortes e características de Cabedelo.

Para celebrar o dia, a Secretaria de Cultura realiza, às 19h, no Centro Cultural Mestre Benedito, o 1º Bate Papo Cultural em alusão ao tema.

O Coco de Roda é uma manifestação da cultura popular do Nordeste, fortemente identificada pela união festiva do ritmo bem marcado, da simplicidade poética ligada às coisas simples do povo, à dança e ao canto.

A música que deu identidade ao rei do ritmo, Jackson do Pandeiro, resiste atualmente no canto e na dança de inúmeros grupos brincantes de Coco de Roda Nordeste afora. Em Cabedelo, ela faz parte do manancial de manifestações artísticas da cidade, através do cultivo ancestral do Coco de Roda de Mestre Benedito, do bairro Camalaú, em atividade desde os anos 50, e formalizado como grupo a partir de 1976.

A brincadeira do coco é uma dança de roda, acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. O som característico do coco vem de instrumentos percussivos que marcam o ritmo acelerado, e é complementado pelo bater de pés e pelas palmas que, muitas vezes, são os únicos instrumentos utilizados.

1º BATE PAPO CULTURAL EM ALUSÃO AO DIA MUNICIPAL DE COCO DE RODA

 Quinta-feira – dia 22 de novembro

19h – Centro Cultural Mestre Benedito

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar