Em sua 5ª edição, evento destaca programas protagonizados por estudantes e alerta a população para às necessidades de preservação
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), realizou, nesta segunda-feira (05), no auditório da Seduc, a solenidade de abertura da 5ª edição da Semana do Meio Ambiente do município.
A ação, em sua totalidade, visa despertar o interesse e o protagonismo estudantil nas práticas de sustentabilidade ambiental, assim como mobilizar a população sobre a importância da preservação dos nossos ecossistemas.
A solenidade contou com a participação dos estudantes e gestores das escolas públicas municipais, que receberam das autoridades presentes o certificado de mérito pelo protagonismo estudantil nas causas ambientais “Guardiões da Natureza”.
Durante a solenidade foi exibido vídeo do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal, com o destaque dos projetos Espaço Verde, Preserva e Pescadores de Plásticos, com sua atuação em prol do meio ambiente, da preservação, da sustentabilidade e da conscientização junto à comunidade escolar.
“Hoje, dia 5 de junho, data em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizamos a abertura da 5ª Semana do Meio Ambiente no município, um momento em que pomos em evidência a importância das questões relativas ao ecossistema. Uma preocupação que engloba várias vertentes e não se restringe apenas ao lixo, mas a toda uma cadeia que vai do entulho da construção civil aos dejetos que não são reconhecidos em fossas sépticas, passando pela poluição das águas pluviais que acabam desaguando em nossos rios e praias. É urgente, então, atingir um nível de responsabilidade para com o planeta e conscientização para a preservação. Tudo começa pela base que é a educação e esta semana vem justamente reafirmar esse compromisso”, declarou a secretária de educação, Priscilla Rezende.
Dentro da programação de abertura da Semana do Meio Ambiente, também ocorreu a apresentação de stands educativos, com a participação de expositores convidados (Guajirú, Meliponário, Inpact, IFPB e outros), no “Espaço Ambiental” preparado no jardim de entrada da Escola Municipal Centro Integrado Imaculada Conceição. O evento foi complementado com Pit stop para doação de mudas.
“A exibição do vídeo que abrilhantou esta solenidade veio dar a dimensão do quanto é importante trabalharmos com nossos pequenos em relação ao cuidado com o meio ambiente. É do conhecimento de todos de como as nossas praias recebem plásticos não só dos frequentadores, mas também através das águas. Isso deixa um alerta importante em relação ao circuito que o lixo que é lançado ao chão faz, sendo levado pelas galerias e acabando em córregos, rios e praias. São para esse tipo de problema que a Semana busca chamar a atenção. Conscientização da população, educação dos jovens e compromisso de gestão para com o problema são as marcas que a nossa Semana de Meio Ambiente pretende imprimir”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Francisco Urtiga.
Programação – As atividades em alusão a Semana de Meio Ambiente 2023 preveem ainda uma vasta programação que inclui palestras, mutirões de limpeza, pit stop, coleta de resíduos recicláveis e educação ambiental marinha, entre outras. A agenda teve início já no sábado (03), pela manhã, quando aconteceu o Mutirão de limpeza, aberto ao público, na Flona de Cabedelo-ICMBIO, com a participação de IFPB e ICMBio.
De acordo com o cronograma apresentado pelas Secretarias envolvidas, ainda na tarde desta quarta-feira, às 14h, aconteceu o Mutirão de limpeza no Parque Natural Municipal de Cabedelo, em parceria com IFPB e Ferreira Costa.
A programação prevê para o dia 11, a partir das 8h, a realização do Mutirão de limpeza em Intermares no Bar do Surfista, com os grupos Limpamar e Guajiru. No dia 14, a partir das 8h30, a Feira com expositores ambientais e Palestra, na Uniesp, com a Semam de João Pessoa e Prefeituras da região metropolitana.
Finalizando a Semana, no dia 17, a partir das 8h30m, Mutirão de limpeza em Intermares e pit stop com doação de mudas, com a participação da Seman Cabedelo, Rotary Club e Seduc, AECIJAL-Litorânea, Guajiru.