Cabedelo debate política de assistência voltada às pessoas em situação de rua

Evento online marca a passagem do Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua – 19 de agosto

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove, nesta quinta-feira (19), às 19h, a V Conferência da Pessoa em Situação de Rua. O evento marca a passagem do Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua – 19 de agosto – e se dará por meio de um encontro virtual para discutir a política vigente dedicada a essa população.

A live/debate vai ser transmitida a partir da conta de Instagram da Semas – @semas_cabedelo, através do Centro Pop e Unidade de Acolhimento para Adultos e Família (UAAF), abordando a temática “A política de assistência no enfrentamento das desigualdades e na construção de um novo projeto de vida”.

“Esta é uma atividade prevista no planejamento anual dos serviços da Proteção Social Especial de Cabedelo vinculados à Semas, que têm como foco parcelas da população que, por algum motivo, se encontram em estado de vulnerabilidade. A temática será discutida como forma de dar visibilidade ao dia 19 de agosto, que é Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua”, definiu a secretária de Assistência, Cynthia Denize Cordeiro.

O encontro terá como mediadora a coordenadora do UAAF e assistente social Gabriella Araújo Ribeiro da Silva. Participa também como convidada a gerente executiva da Proteção Social Especial do Estado da Paraíba, Ana Paula Sales de Medeiros, bacharel em direito e especialista em Gestão das Políticas Públicas e Sociais.

A secretária Cynthia destacou o trabalho que é feito em Cabedelo por meio dos serviços de atenção e acolhimento da população em situação de rua, e ressaltou a oportunidade de pôr o tema em discussão

“O poder público tem a responsabilidade de agir nesses casos e, em Cabedelo, todo o alcance das ações implantadas estão direcionadas para população de rua no município que, em sua maioria, utiliza os espaços públicos como moradia. Discutir, fortalecer as ações e encontrar soluções são ações primordiais para o enfrentamento dessa questão”.

Centro Pop – O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP de Cabedelo está localizado à Rua Presidente João Pessoa, 45, Centro. O prédio oferece atendimento especializado à população de rua e tem capacidade de atendimento para até 50 pessoas.

O espaço é referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida e alternativas a saída das ruas.

O Centro oferta trabalho técnico para análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da

O serviço abre diariamente de 8h às 17h e está seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como oferta de álcool em gel, distanciamento social e obrigatoriedade do uso de máscara. O acesso ao Centro se dá por demanda espontânea, encaminhamento da rede socioassistencial e busca ativa.

 

Compartilhar