Cabedelo é destaque com dois primeiros lugares na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola

Ao todo, cidade contou com seis alunos premiados no projeto, que debate temas sobre o Combate ao Trabalho Infantil e à Aprendizagem Profissional           

Cabedelo mais uma vez foi destaque estadual do projeto MPT na Escola, que fomenta a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador.

A cidade obteve seis premiações na etapa estadual do projeto, com dois primeiros lugares. O evento aconteceu esta semana, no Auditório do Edifício Sede do Ministério Público do Trabalho. Ao todo, a iniciativa premiou 24 estudantes, de 11 municípios paraibanos, com trabalhos nas categorias Desenho, Música, Conto e Poesia.

Cabedelo participou do Projeto MPT na Escola com nove escolas e mais de mil alunos, com o objetivo de promover a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e na execução e elaboração dos projetos. Cada unidade escolar contou com um professor orientador, que auxiliou, acompanhou e registrou as atividades, conscientizando quanto à legalidade toda comunidade escolar acerca da prevenção do Trabalho Infantil e da Proteção do Adolescente Trabalhador.

“O Projeto MPT na Escola é de suma importância para o Município de Cabedelo, pois trata de forma acolhedora e didática reflexões acerca dos Direitos da Criança e do Adolescente, priorizando a proteção, o combate ao Trabalho Infantil e a Aprendizagem Profissional dos Adolescentes. A participação no Prêmio MPT na Escola incentiva nossos alunos a abordarem e construírem suas opiniões e pensamentos, através de produção de textos, poesias, músicas e contos, com o suporte dos materiais de apoio pedagógico fornecidos pelo Ministério Público do Trabalho, de forma contextualizada por meio dos planejamentos escolares dos professores da rede, supervisores e coordenadores da Seduc”, disse a secretária de Educação de Cabedelo Márcia Moreira.

O Prêmio MPT na Escola é destinado aos estudantes dos 4º, 5º, 6º e 7º anos e trata de temas que envolvem o Combate ao Trabalho Infantil e à Aprendizagem Profissional, com o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de articulação, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.

A ideia é mobilizar e incentivar a produção cultural, premiando e divulgando os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos e alunas, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos das crianças e adolescentes.

“Em nome do Ministério Público do Trabalho, agradecemos a todos os municípios que participaram da edição 2022 do Prêmio MPT na Escola. Ficamos muito felizes com os resultados. Foram trabalhos belíssimos e feitos com muito carinho. Faço um agradecimento especial aos coordenadores do projeto nos municípios, aos educadores e às educadoras, que são grandes mestres e semeadores da fé e da esperança. Eles levaram os temas do trabalho infantil e da aprendizagem para as salas de aula, discutiram com seus alunos e suas alunas que a criança tem direito ao não trabalho e o adolescente tem direito ao trabalho protegido por meio do programa Jovem Aprendiz. E que é dever de todos nós proteger nossas crianças e nossos adolescentes”, ressaltou a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

Em Cabedelo, o projeto é coordenado pela Secretária de Educação, Márcia Moreira, e tem o Professor Gilbert Monte como Coordenador da Executiva Local.  A Procuradora Maria Edlene Lins Felizardo é a Coordenadora Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), sendo a ponte para todo o suporte logístico do projeto.

Os representantes vencedores de Cabedelo na Etapa Estadual foram os seguintes:

  • Grupo I (4 e 5º anos)

Conto – 1º Lugar – CABEDELO – Aluno: Allan David Pereira de Lima (5º ano) – Escola Centro Integrado Imaculada Conceição – Professor: Marcilon Rodrigues Brito;

Desenho – 3º Lugar – CABEDELO – Aluna: Iohana Vitória Moura da Silva (5º ano) – Escola Municipal Paulino Siqueira – Professor: Pedro Henrique Simões Medeiros;

Música – 2º Lugar – CABEDELO – Aluno: Geraldo da Costa Silva Neto (5º ano) – Escola Municipal Paulino Siqueira – Professor: Pedro Henrique Simões Medeiros;

Poesia – 2º Lugar – CABEDELO – Aluno: Paulo Miguel Querino Ferreira da Silva (4º ano) – Escola Municipal Vereador Pedro Américo da Silva – Professora: Rita Carmo de Souza Andrade.

  • GRUPO II (6º e 7º anos)

Música – 1º Lugar – CABEDELO – Aluna: Thays Oliveira dos Santos (7º ano) – Escola Municipal Major Adolfo Pereira Maia – Professor: Pedro Henrique Simões de Medeiros;

Poesia – 3º Lugar – CABEDELO – Aluna: Mariah Gabriela Barcelar dos Santos (6º ano) – Escola Municipal Paulino Siqueira – Professor: Juljan Lima Palmeira.

Compartilhar