Cabedelo é destaque na III Mostra Paraíba aqui tem SUS e tem trabalhos selecionados para etapa nacional

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) foi destaque na III Mostra Paraíba aqui tem SUS, promovido pelo Conselho dos Secretários Municipais da Paraíba (Cosems – PB), em parceria com Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba, Fiocruz, UFPB e Escola de Saúde Pública da Paraíba.

A Mostra aconteceu na última quinta-feira (12), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e teve o objetivo de promover a articulação, intercâmbio e estratégias de integração da gestão, vigilância e atenção à saúde.

O evento foi realizado, e contou com 125 trabalhos inscritos, sendo 7 do município de Cabedelo. Nessa etapa, a comissão organizadora selecionou 60 trabalhos para serem apresentados de forma oral no evento, pelos gestores e/ou técnicos das instituições estaduais e municipais. Todos os trabalhos inscritos pela Sescab foram selecionados para essa etapa e concorreram à premiação por categorias.

Dentro da classificação final, Cabedelo obteve 05 trabalhos premiados. Dentre estes, 03 foram selecionados para apresentação na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, dentro da programação do XXXVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, programado para acontecer entre os dias 12 e 15 de julho, em Campo Grande – MS.

Das 9 experiências municipais que a Paraíba poderia selecionar para a etapa nacional, 3 foram do município de Cabedelo.

“Esse resultado da Mostra só aponta que estamos no caminho certo. Nesse período da pandemia fomos desafiados constantemente para mantermos as nossas atividades na prestação de serviço no nosso município, desde o planejamento de um futuro incerto, algo que nunca tínhamos enfrentado, até a oferta dos serviços de saúde; e desse nosso trabalho saíram várias experiências exitosas, tanto que foram reconhecidas por essa premiação.”, destacou o secretário de saúde, Murilo Suassuna.

Trabalhos premiados: 

  • A educação permanente como ferramenta de gestão e qualidade na saúde 

Autora: Klenia Félix de Oliveira Bezerra – Atenção Básica

  • A qualidade do acesso de gestantes aos serviços de saúde bucal em Cabedelo-PB, em tempos de pandemia

Autora: Maria Auxiliadora Gomes do Nascimento – Saúde Bucal – Atenção Básica.

  • Projeto resgatando sorriso

Autora: Rayssa Nunes Camelo – CEO.

  • Surto de COVID em embarcação: Relato da experiência vivenciada pela vigilância em saúde de Cabedelo

Autora: Júlia Emília Vaz Sette – Vigilância em Saúde

  • Planejamento em saúde: Uma construção coletiva

Autor: Edmilson Calixto de Lima – Planejamento

 

Compartilhar