Cabedelo é selecionada para participar de Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil

Cabedelo é um dos 13 municípios selecionados pelo Ministério de Saúde (MS) para fazer parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Prevcov). A iniciativa, realizada por meio da Organização Pan-Americana de Saúde, busca estimar quantas pessoas tiveram Covid-19, para compreender melhor a doença e o comportamento do vírus, assim como seus fatores de risco.

Ao todo, a pesquisa vai abranger 211.129 pessoas em 274 municípios brasileiros. A ação vai se basear em visitas dos agentes de Saúde do MS às residências. Todos os moradores dos domicílios selecionados serão convidados a fazer o exame, e poderão recusar a qualquer momento a realização da coleta.

Os profissionais selecionados para realizar a pesquisa estarão devidamente paramentados com uma camiseta que identifique a pesquisa Prevcov, além de crachá de identificação que demonstra que ele trabalha para um laboratório contratado.

A Prevcov é uma continuação do estudo PNAD Covid-19, realizada pelo IBGE em maio de 2020, que fez entrevistas por telefone com milhares de pessoas de todo o país. A diferença é que agora, além da entrevista (escolaridade, idade, antecedentes de saúde, questões sobre COVID-19 – sintomas recentes, vacinação, etc.), será oferecido aos moradores a realização de coleta de amostra de sangue para análise sorológica da doença.

 

Compartilhar