Cabedelo encerra campanha do Maio Amarelo com caminhada e ações para um trânsito mais seguro

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou, nesta sexta-feira (30), o encerramento da campanha Maio Amarelo, que busca ações e atividades para um trânsito mais seguro. Este ano, o tema da iniciativa foi “Juntos Salvamos Vidas”.

Durante todo o mês de maio, foram promovidas ações para alertar sobre a importância de um trânsito seguro. As atividades aconteceram nas ruas, nas redes sociais e envolveram, ainda, a comunidade estudantil.

O encerramento da campanha aconteceu na Praça Getúlio Vargas e contou com uma caminhada em prol da paz no trânsito e na assinatura de convênios entre a PMC e órgãos estaduais, como o Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Estamos buscando investir ainda mais em Educação para o Trânsito assim como em infraestrutura, a exemplo do melhoramento da malha viária do município que já vem sendo executado. E, nos próximos meses, estaremos reforçando o efetivo da Semob com a convocação de novos concursados para dar mais eficiência às ações locais e em parceria com os órgãos de trânsito. É importante ressaltar também que os convênios irão aproximar ainda mais as ações de fiscalização, principalmente nas vias municipalizadas”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Na ocasião, foram assinados dois convênios de cooperação técnica envolvendo a PMC. Em um deles (04/2022), o órgão municipal se compromete, juntamente ao DER-PB, na fiscalização do trânsito, sinalização viária e educação para o trânsito nas rodovias estaduais que existem no Município.

Já no outro convênio (15/2022), celebrado entre a Semob e o Detran-PB, os órgãos se comprometem com a disponibilização de dados cadastrais a fim de viabilizar e respaldar o trabalho operacional dos agentes estaduais e municipais unificando as competências de fiscalização.

O secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Inácio Bento de Morais, registrou a importância dos atos realizados durante o mês de maio na cidade portuária. “O encerramento, na verdade, é simbólico. Vamos continuar trabalhando diuturnamente pela preservação da vida, dar continuidade às atividades nas unidades educacionais e, após a assinatura destes convênios, reforçar os trabalhos de engenharia e fiscalização do trânsito no município”, disse.

O chefe da delegacia metropolitana da PRF na Paraíba, Carlos Wendell, mencionou a importância do evento em Cabedelo.

” A luta por um trânsito seguro! Um trânsito onde não seja tão necessário aplicar as infrações, porque o cidadão educado vai andar dentro das leis e das normas. Cabedelo vem na vanguarda das grandes ações para o trânsito e é nossa grande parceira. Quero parabenizar mais uma vez a Prefeitura Municipal pela dedicação e a vontade de fazer sempre bem feito, e colocamos a PRF à disposição”, ressaltou.

O comandante do BPTran, major Gerson Lima, também destacou as ações que são desenvolvidas em Cabedelo.

“Este município está de parabéns pela iniciativa e pelas ações que já vêm desenvolvendo ao longo dos anos nesta gestão atual. O Maio Amarelo é um evento internacional em que o mundo reflete sobre questões em torno do trânsito, que faz mais vítimas do que as guerras e tem estatísticas alarmantes. Por isso, acredito que movimentos como este podem fazer com que passos sejam dados na direção correta”, destacou Lima.

Participações – Também participaram da solenidade em Cabedelo, os representantes dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização e gerência do trânsito na Paraíba: Carlos Wendell – chefe da delegacia metropolitana da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF-PB); major Gerson Lima – comandante do Batalhão de Trânsito da Paraíba (BPTran) e representante do Comando Geral da Polícia Militar; Isaías Gualberto – superintendente do Detran-PB; Fleming Cabral – gerente de transportes do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB); capitão Josinaldo França – representante da Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cabedelo; coronel Rochester Vale – coordenador da Operação Lei Seca na Paraíba; Sanderson Cesário – diretor de fiscalização Semob-JP; Vitor Rocha – diretor do DMTran Bayeux-PB dentre outras autoridades.

Caminhada pela paz – Antes do evento de encerramento, a Praça Getúlio Vargas foi tomada por centenas de alunos e educadores do Hebreus Colégio e Curso – instituição parceira da Semob Cabedelo – que chegaram de uma caminhada pela paz no trânsito.

Na ocasião, mais de 300 estudantes – que carregavam cartazes, balões e grandes laços amarelos – foram animados pela banda de música da escola e também gritavam mensagens alusivas ao tema e de apoio ao Maio Amarelo. No fim da caminhada eles fizeram um juramento de compromisso com as leis e regras do trânsito.

O prefeito Vitor Hugo fez questão de se antecipar e cumprimentar os alunos. “São eles que serão os futuros motoristas e pedestres e, por isso, é muito importante que na escola aprendam o que é certo e o que é errado no trânsito. Que eles levem este aprendizado para os familiares que ficaram em suas casas”, concluiu.

 

Compartilhar