Cabedelo encerra primeira etapa da capacitação sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Encontro serviu para gerar conhecimento e debater a implantação da BNCC no município

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesse sábado (23), o encerramento da primeira etapa da Formação Currículo em Rede: dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse foi o ultimo dos 5 encontros previstos e levou mais de 100 professores do ensino fundamental II, anos finais, à Escola Major Adolfo Maia.

Todo o processo teve inicio no começo do mês e os encontros envolveram gestores, coordenadores de área, supervisores escolares e professores em debates sobre o processo de implantação da base curricular no município.

“Concluímos a primeira etapa da Formação, cuja proposta foi refletir sobre os principais propósitos que a base estabelece para educação brasileira, com o enfoque no processo de implantação e construção do currículo, que passa a ter uma referência nacional e obrigatória. Assim, os professores poderão elaborar e adequar as suas propostas pedagógicas para 2020 com base nessa nova perspectiva que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, declarou a coordenadora do ensino fundamental anos finais, Mônica Cabral.

Para a assessora pedagógica Vera Lúcia de Sousa Gomes, a formação representa um momento importante para a educação de Cabedelo. Ela destacou o apoio e a orientação da gestão da Secretaria

“Estamos realizando momentos de estudo, reflexão e interação em prol da reorganização curricular do município de Cabedelo, de acordo com as orientações para implementação da BNCC. Com isso temos a responsabilidade e a alegria de construirmos a parte diversificada do nosso currículo, que tem uma grande importância para nós. Nosso trabalho vem sendo desenvolvido com a autorização e fortalecimento por parte da Secretaria para discutir um tema tão relevante e obrigatório para a categoria da educação”, comentou.

O coordenador de área de Língua Portuguesa, professor João Condado, analisou o encontro e destacou a participação dos profissionais, o compromisso e a oportunidade de elaborar planos para os anos vindouros.

“O encontro serviu para que pudéssemos refletir sobre a BNCC e a sua implantação no ano de 2020. As equipes foram divididas por áreas e as discussões se deram a partir da reformulação da matriz curricular do município de Cabedelo. Foi um momento de muita produção e compromisso de todas as equipes. Aproveitamos também para direcionarmos algumas ações para o ano vindouro com inovação e empenho de uma melhoria para educação do município”, finalizou.

,

Compartilhar