Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Cabedelo encerra programação do Novembro Azul com palestra sobre riscos e importância da prevenção do câncer de próstata  

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, nesta terça-feira (29), no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPB), o Dia D da campanha anual do Novembro Azul. A programação de encerramento constou de palestras sobre o câncer de próstata, fatores de risco e importância da prevenção. A […]

30/11/2022 8h06 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, nesta terça-feira (29), no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPB), o Dia D da campanha anual do Novembro Azul. A programação de encerramento constou de palestras sobre o câncer de próstata, fatores de risco e importância da prevenção.

A primeira palestra foi com o cirurgião Márcio Felipe Bezerra, do HMMPB, que discorreu sobre o câncer seus principais fatores de risco, como a genética, obesidade, etnia, idade e hábitos. Em seguida, a nutricionista Christiane Carla dos Santos falou sobre a importância da adoção de uma dieta saudável como medida de prevenção, destacando substâncias presentes em alimentos que auxiliam nesse sentido.

“A gente vem tentando dar conta, nesses meses alusivos a campanhas de chamamento público, para reflexão sobre a saúde e o autocuidado. São momentos caracterizados pela oferta de exames e campanhas educativas que envolvem todo o sistema de saúde do município. Hoje, especificamente, realizamos um evento voltado para os funcionários da casa, trabalhadores e usuários aqui presentes para falarmos um pouco sobre a saúde dos homens, a incidência de câncer de próstata, exames necessários para sua detecção e, sobretudo, a importância da prevenção”, declarou o diretor geral do HMMPB, Paulo Rodrigues.

Além das palestras, o HMMPB também está realizando, até esta quinta-feira (01), o cadastro de homens interessados em realizar o exame PSA, assim como a realização do hemograma completo para os funcionários da instituição.

“Nós sempre pensamos em nos cuidar de última hora e o Novembro Azul é um momento de alerta não só para o câncer de próstata, mas para atenção integral à saúde masculina. É um chamamento para outros cuidados que nós homens devemos ter com o tratamento e a aplicação de métodos de prevenção em nossas rotinas. Faz parte da política do hospital se engajar nessas campanhas e dar sequência a esse esforço de combate ao câncer de próstata”, concluiu o diretor.

O cirurgião Felipe Bezerra destacou a importância dos exames de rastreio da doença e o valor da detecção precoce, salientando as ações de conscientização que marcam o Novembro Azul.

“O Novembro Azul é uma data específica só para lembrar na cabeça de todos os homens que eles têm que se cuidar e promover um rastreio desta doença, o câncer de próstata, que acomete tantos homens. É ele o segundo mais comum no homem, só perdendo para o câncer de pele. O fato de apresentar sintomas o torna ainda mais perigoso e letal, por isso a importância do esclarecimento sobre a prevenção”, finalizou.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade