Cabedelo fica em 3º lugar no Estado como município mais transparente, aponta CGU

Índice Escala Brasil Transparente foi divulgado nesta quarta-feira (12) e tem como base a Lei de Acesso à Informação

Cabedelo foi destaque no Índice Escala Brasil Transparente (EBT) 360º, divulgado nesta quarta-feira (12) pela Controladoria-Geral da União (CGU). O município ficou em 3º lugar na Paraíba e em 220º no ranking geral, com nota 7,63. A avaliação foi realizada no período de 9 de julho a 14 de novembro de 2018.

O índice tem como base o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. A EBT é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros. A versão 360º contempla não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet).

A EBT – Avaliação 360° incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras.

“Cabedelo vem, nos últimos meses, se destacando não apenas pelo crescimento e desenvolvimento econômico que apresenta, mas pela responsabilidade com que a gestão vem tendo no tocante aos gastos e contas públicas. Esse índice revela esse zelo, essa transparência com que lidamos com as informações. E nos coloca no caminho certo, do respeito e do compromisso com o bem público e com a população”, destaca o prefeito Vitor Hugo.

 

 

 

 

Compartilhar