Cabedelo ganha 1ª escola de Robótica da cidade; Unidade vai funcionar na Escola Adolfo Maia, atendendo 150 alunos*

A Secretaria de Educação (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (14), a 1ª Escola Municipal de Robótica de Cabedelo. A iniciativa  visa implementar o ensino da robótica como forma de aprimorar os conhecimentos, a partir da manipulação de conceitos e técnicas de construção de aparatos tecnológicos.

O projeto, que funcionará na Escola Municipal Adolfo Maia, no bairro de Monte Castelo, contou com um investimento inicial próprio de R$ 300 mil, com uma proposta de ampliação, de acordo com a formação das equipes e desempenho dos alunos. A escola funcionará de segunda à sexta-feira e prevê o atendimento a 150 alunos por mês, além de uma aula mensal itinerante para uma das escolas do município

O lançamento, que aconteceu no Cabedelo Clube, contou com a participação da professora da UFPB, Daniele Dias, com palestra sobre o tema “Robótica na Educação: Tecnologia aprimorando o aprendizado”. Também participaram do evento, com a apresentação do trabalho, a equipe da Escola Rosa de Figueiredo, vencedora do Robot Cup Junior e classificada para a etapa mundial, no México.

“Quero destacar a importância da criação dessa escola de robótica no município, uma vez que essa é uma área pouco desenvolvida em nossa cidade. Assim que assumimos, pedimos para que fosse feito um intensivo com alguns alunos e conseguimos um êxito espetacular, tivemos um trabalho reconhecido que serve de inspiração para o que, a partir de agora, passa a ser uma realidade no município. É esse tipo de trabalho, de visão futura, pensando Cabedelo para daqui a vinte anos, que nos move a continuar investindo nos alunos de hoje”, declarou o prefeito Vitor Hugo Casteliano.

“É com muita alegria que concretizamos hoje um sonho, que é a instalação da Escola de Robótica, com a qual teremos oportunidade de trazer uma nova perspectiva educacional para nossas escolas e para nossos alunos, futuros atletas de robótica que irão abrilhantar esse município. Temos a satisfação de iniciar essa ação já com uma premiação em nível nacional. E motivo de muito orgulho termos um prêmio que demonstra um potencial que temos a ser desenvolvido, em prol de uma educação de qualidade e inovadora”, declarou o secretária de Educação, Priscila Dias.

Educação para o trânsito – Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Escola de Robótica começará com o tema “Educação para o trânsito e mobilidade urbana”, com uma equipe composta por 12 professores e outra por 15 alunos, que representam o município nas competições nacionais e internacionais. Eles já estão em processo de finalização dos circuitos que serão apresentados no lançamento. A ideia é aliar a tecnologia às temáticas do dia a dia deles, ampliando a capacidade raciocínio.

“A robótica na escola favorece o desenvolvimento do aluno em sua integralidade, ou seja, na questão emocional, integração, dos conteúdos curriculares, todos eles integrados e, sobretudo, esse aluno marca sua presença no mundo. Ele fica visto como alguém que cria, que produz, que inventa e que pode sair daqui com oportunidade diferentes. O grande diferencial de ter robótica na escola e preparar o aluno para uma sociedade que exige, na verdade, um conhecimento não apenas técnico, mas agregado a valores humanos”, comentou a palestrante Daniele Dias.

Destaques – A Escola Municipal Rosa Figueiredo ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Robótica (CBR), o Robot Cup/2018. O evento aconteceu entre os últimos dias 6 e 10, no Centro de Convenções, em João Pessoa. A conquista da equipe a qualifica a participar da Olímpiada Mundial de Robótica, que acontecerá no México, ainda sem data definida.

A equipe denominada Terminator é formada pelos alunos Lucas Aureliano de Santana, Luan Aureliano Santana, George Paulino de Sousa e Aelson Adrian dos Santos Oliveira, e conta com a orientação do professor Eliebert do Nascimento Ferreira. O time concorreu na categoria One Stage. A apresentação envolveu a integração entre Robótica, Arte e Música.

 Secom Cabedelo

 

Compartilhar