Cabedelo inicia 2ª fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Estão sendo imunizadas pessoas entre 20 e 29 anos; todas as USFs do município estão disponibilizando a vacina tríplice viral

Cabedelo iniciou, esta semana, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo. O público-alvo desta vez são adultos com idade entre 20 e 29 anos, que devem tomar duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias.

O Dia D da 2º etapa será no dia 30 de novembro, quando todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas das 8h às 16h30, recebendo a população alvo para a devida imunização.

Nesta etapa da campanha não há metas estabelecidas, mas será feita uma busca ativa para identificar a população desprotegida e informar a necessidade e importância da imunização. Para tomar a vacina, basta ir às USFs com a caderneta de vacinação. Caso a pessoa não tenha registro vacinal, receberá duas doses.

As USF’s já estão abastecidas por conta da demanda da vacinação de rotina e da 1º etapa da campanha, aguardando apenas a população desprotegida. Para reforçar o estoque, a Secretaria de Saúde de Cabedelo recebeu mais 400 doses da vacina.

A 1ª etapa da campanha, realizada no mês de outubro, foi destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Em Cabedelo, a meta geral foi alcançada, com exceção das crianças menores de 1 ano.

“A única coisa que nos protege contra o sarampo é a vacina. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e em muitos casos leva à morte. Se a vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde, por que não se vacinar? Não há motivos para a população continuar se expondo ao risco de uma doença tão letal, principalmente na primeira infância. Precisamos da parceria da população para barrarmos o avanço desse vírus no município”, destacou a coordenadora de imunização em Cabedelo, Missânia Moreira.

Compartilhar