Cabedelo inicia atividades comemorativas ao Dia das Crianças com Festival Infantil Arte para Guri

Apresentações, recreação e contações de estórias continuarão acontecendo de forma híbrida nos dias 8, 11 e 12

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), já está promovendo momentos especiais para as crianças do município com o retorno do Festival Infantil Arte para Guri.

O evento, que não foi realizado no ano passado devido à pandemia de Covid, nesta terceira edição, começou nesta terça-feira (5) e segue nos dias 8, 11 e 12 em formato reduzido, híbrido e seguindo todos os protocolos sanitários de segurança. 

A iniciativa marca o Dia das Crianças em Cabedelo com atividades lúdicas e recreativas, principalmente para crianças em situação de vulnerabilidade financeira e social do município. Cerca de 50 crianças – inscritas e convidadas – estiveram presentes no primeiro dia do Festival,  realizado no Casarão do Padre – Espaço Criativo, situado na Praça Getúlio Vargas. 

Na ocasião, os pequeninos acompanharam atentamente o projeto Tardezinha Literária, com contação de estórias; se divertiram com os recreadores e suas brincadeiras; fizeram pinturas artísticas faciais; e, por fim, não perderam a distribuição de guloseimas, como algodão doce e pipoca, e de outros brindes.

O secretário de Cultura Igobergh Bernardo lembrou que o festival nas suas últimas edições foi realizado em formato itinerante, levando muita animação para mais de 10 mil crianças e adolescentes por diversos bairros da cidade. 

“Esse projeto já atendeu milhares de crianças em Cabedelo e, nesta edição, pretendemos alcançar um público presencial, dentre inscritos e convidados, de até 700 pessoas, dividido nos dias de realização. A nossa ideia, nos próximos anos, é voltar a promovê-lo com toda estrutura, levando-o para todos os bairros”, destacou Igobergh.

“Temos uma expectativa muito grande para com o Arte pra Guri porque ficamos sem realizá-lo no ano passado. E, apesar do formato reduzido, teremos a mesma proposta de interação. A gente não pode abrir mão dos cuidados e da prevenção devido à pandemia, mas também não poderíamos deixar de proporcionar esse momento cultural para as nossas crianças”, completou a secretária adjunta Cultura em Cabedelo, Vera Simões.

Convidados especiais do primeiro dia de evento, os integrantes do Grupo de Xaxado Infantil, do bairro do Renascer, se esbaldaram nas brincadeiras. Foi assim com Bianca Helen, que se divertiu muito com as suas amigas. “Gostei demais. Foi divertido. E nós, crianças, precisamos de momentos como esses. Precisamos voltar a brincar”, afirmou.

Programação e como participar – As inscrições ainda estão abertas para a programação dos demais dias do projeto através do link-  https://www.even3.com.br/fiapg2021/. Cada apresentação e atividades terá limite de até 100 crianças, conforme programação.

Os três dias restantes do Festival Arte pra Guri (8, 11 e 12) serão realizados no Centro Cultural Mestre Benedito e terão , além de mais recreação infantil com o projeto Navegadores de Histórias da Companhia Art’culados In Cena, esquetes teatrais da Companhia de Teatro Argonautas, que exibirá dois espetáculos: “Experimento Riso” e “Os três porquinhos”.

Compartilhar