Cabedelo inicia atividades da VII Semana do Bebê

Até o dia 1º de outubro, serão realizadas palestras, oficinas e atividades sobre importância de cuidados na primeira infância

A Prefeitura Municipal de Cabedelo deu início, nesta segunda-feira (23), às atividades da VII Semana do Bebê. Com o tema “ Amor: o sentido para a vida dos bebês”, a iniciativa promove, até o dia 1º de outubro, oficinas, palestras, rodas de conversa e concursos culturais envolvendo toda a rede de educação infantil.

A Semana também se estende nas Unidades de Saúde da Família, Policlínica e Anexo, e Hospital Municipal, com palestras e oficinas sobre importância da primeira semana pós-alta da maternidade; Introdução da alimentação complementar saudável; e marcos do desenvolvimento motor da criança.

A programação teve início nesta segunda-feira (23), com as palestras “Primeiros Socorros”, promovida pela 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar; e “Compreendendo a aptidão física na saúde e no desempenho motor: um olhar para a criança e para o adolescente”, na escola Major Adolfo Maia. Além delas, também serão realizadas ao longo do dia oficinas sobre brinquedo e contação de histórias, nas escolas e creches municipais, e explanação sobre a importância da afetividade na primeira infância, no auditório da Seduc.

“Esse evento pretende trazer para o cenário da infância do município discussões sobre afetividade, cuidado e afeto voltados para aqueles que correspondem prioridade absoluta em termos da lei. Esses aspectos serão explorados dentro de cada contexto correspondente aos diferentes setores existentes no município, oportunizando, assim, uma ampla rede de atenção e cuidado para com as crianças e bebês que estão nas escolas e creches, que são atendidas nas unidades de saúde e aquelas incluídas nos programas sociais”, disse a coordenadora do Sele Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef, e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

“A programação deste ano conta com vinte e cinco ações diferenciadas e intersetoriais com um público variado que envolve crianças, familiares, profissionais e usuários dos serviços. Palestras, Oficinas, concursos culturais, rodas de conversa e o circuito lúdico estão presentes no roteiro de atividades repetindo o sucesso de outras edições”, ressaltou Nadja.

Cabedelo promoveu a sua primeira edição da Semana do Bebê em 2013, e a realização da iniciativa tornou-se Lei Municipal nº 1.658/13. O público alvo das ações são alunos, crianças, bebês, mães, jovens, profissionais que lidam com a primeira infância no município, conselheiros tutelares e de direito, dentre outros.

Concursos e Passeata – Evento aguardado durante toda a Semana do Bebê, a Passeata do Bebe, este ano, acontece em dois bairros no dia 27: no Centro, com saída da Praça Pedro Américo até à Getúlio Vargas; e no Renascer, com concentração na Creche Josefa Regis.

Já o Concurso Cultural, que acontece durante toda a programação nas escolas e creches, terá se resultado final divulgado no encerramento da Semana, no dia 1º de outubro. Na ocasião, haverá, ainda, a 1ª Expo Baby, além da apresentação dos vencedores do Concurso que, este ano, trabalhou a temática nas áreas: redação, fotografia, desenho criativo, frase criativa, bebê prefeito, Prêmio Práticas inovadoras na Educação Infantil e os Bebês da Campanha.

Compartilhar