Cabedelo inicia campanha para pagamento do IPTU 2022

Imposto poderá ser pago em cota única com descontos ou em até cinco vezes

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal da Receita (Serec), deu inicio à campanha de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) 2022.

O imposto, cobrado anualmente aos moradores que possuem propriedades em zonas urbanas, constitui uma das principais formas de arrecadação do município.

O tributo em cota única, com 20% de desconto, poderá ser pago até o dia 31 de março. O valor também poderá ser dividido em até 5 parcelas iguais, sem desconto. Optando por essa via, o contribuinte também tem até o dia 31 de março para quitar a primeira parcela.

“Para 2022, esticamos o prazo para o pagamento da cota única com desconto até o final de março, nos prevenindo de eventuais atrasos na chegada dos carnês via Correios. Porém, caso o contribuinte queira se antecipar, pode procurar diretamente os balcões de atendimento da Serec ou no Portal do Contribuinte no site oficial da Prefeitura”, comentou o secretário da receita, Yussef Asevedo.

Os valores arrecadados com o IPTU têm sido uma das forças para a realização das obras de infraestrutura que vêm ocorrendo na cidade e mudando substancialmente a qualidade de vida da população.

ITBI – Principal tributo a ser pago quando se adquire um imóvel, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) também terá pagamento facilitado em 2022, podendo ser pago em Cabedelo em parcelas de até 10 vezes.

Além do parcelamento, a Serec também segue com a opção de pagar o tributo em cota única, com desconto de 25%, no prazo de até 120 dias contados da Carta de Habite-se.

Em 2021, a Prefeitura de Cabedelo alterou o Código Tributário Municipal, via Lei Complementar n° 78, de 29 de junho de 2021, para facilitar ainda mais o pagamento do ITBI, proporcionando o parcelamento desde que o valor de cada prestação não seja inferior a 30 UFMC’s.

Por tratar-se de uma taxa cobrada pela Prefeitura Municipal, os recursos arrecadados pela cobrança do ITBI, assim como do IPTU, são utilizados para o benefício da população e revertido em obras e ações na saúde, educação e infraestrutura.

Acesso boletos via site – O IPTU é cobrado normalmente por meio de boletos e carnês, sendo os mesmos emitidos e enviados ao endereço dos contribuintes. Caso o contribuinte perder ou não recebê-los na residência poderá emitir a segunda via do IPTU Cabedelo 2022.

CONSULTE AQUI O IPTU.

O ITBI também está disponível pelo Portal do Contribuinte.  Pelo canal, é possível emitir e validar a certidão e também consultar o histórico de pagamento e/ou dívidas. A “Certidão de Quitação de ITBI” somente será emitida após a quitação total do imposto.

Dúvidas, consultas e demais informações podem ser realizadas diretamente na sede da Serec , localizada à Rua João Pires de Figueiredo, 255. Centro, ou pelos telefones (83) 3250.3186 ou 3250.3187.

Compartilhar