Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Cabedelo inicia ciclo de formação continuada para cuidadores da educação inclusiva do município

Capacitação envolve 90 profissionais selecionados via concurso público A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesta segunda (16), à formação continuada para cuidadores da educação inclusiva do município. Cabedelo possui, atualmente, 410 estudantes que são assistidas pelo setor nas escolas e creches da rede municipal. Até o […]

17/01/2023 10h14 Atualizado há 3 semanas atrás

Capacitação envolve 90 profissionais selecionados via concurso público

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesta segunda (16), à formação continuada para cuidadores da educação inclusiva do município. Cabedelo possui, atualmente, 410 estudantes que são assistidas pelo setor nas escolas e creches da rede municipal.

Até o dia 26, 90 cuidadores selecionados via concurso público passarão pelo ciclo de capacitação, que inclui palestras sobre educação inclusiva, legislação e função do cuidador, ética, empatia, público alvo da educação especial, primeiros socorros e estudo de casos.

A formação está sendo realizada pelos profissionais da Coordenação de Educação Inclusiva do município e conta com a presença de convidados palestrantes da Defesa Civil do Município e do Psicólogo Clínico Jadson Rodrigo Silva Gomes.

“O cuidador da Educação Inclusiva tem um papel importantíssimo no processo de inclusão do aluno com deficiência, pois o auxilia nas atividades escolares e apoio individualizado nas quais se fizer necessária a sua presença. Contribuindo para a formação desses profissionais em nossa rede, estamos ofertando um processo de formação, com oficinas, estudos de caso e compartilhamento de práticas exitosas, objetivando o aperfeiçoamento das práticas desses profissionais”, destaca a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Para efetivação da Política de Educação Inclusiva de Cabedelo, a Prefeitura Municipal realizou concurso para Cuidadores de Educação Inclusiva, abrindo vagas para 100 Cuidadores de Educação Inclusiva, destes, até agora, 90 cuidadores tomaram posse e estão em exercício da função.

“A necessidade do cuidador de educação inclusiva na escola garante que alunos público alvo da educação especial com limitações de comunicação, de orientação, de compreensão, de mobilidade, de locomoção ou outras limitações, possam realizar as atividades cotidianas e as propostas pelos educadores durante as aulas e nos períodos extraclasse, viabilizando assim sua efetiva participação na escola”, destaca a coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Socorro Feitosa.

Educação Inclusiva – A Seduc de Cabedelo, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), desenvolve uma Política de Educação Inclusiva, tendo como principal objetivo apoiar as escolas municipais na inclusão dos alunos público alvo da educação especial, assegurando sua matrícula, permanência e atendimento educacional especializado em Salas de AEE das escolas ou do CAEE.

Composta por uma equipe multiprofissional, o Centro realiza a política em três eixos: Atendimento aos Alunos, Formação de Profissionais e Orientação a Professores e Atendimento aos Pais.

O CAEE conta com equipe multiprofissional e multidisciplinar formada por pedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas, arte-educadora, educadora física, professora de Libras e assistente social; 22 Professores no Atendimento Educacional Especializado nas 16 Salas de Recursos Multifuncionais, atendendo alunos com deficiência destas escolas; cuidadores que apoiam alunos com deficiência que exigem maior atenção individualizada em sala de aula regular; o3 Professores com o ensino de Libras em escolas onde estão os alunos surdos e ensino de português como segunda língua; e 02 Intérpretes de libras para alunos surdos.

 

 

 

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade