Novembro azul vai contar com palestras e mutirão de exames voltados à saúde do homem
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Saúde (Sescab), inicia o mês de novembro lembrando a importância da prevenção ao câncer de próstata e de cuidar da saúde do homem.
Durante todo o mês, a programação do Novembro Azul vai contar palestras, testes rápidos e campanhas de sensibilização sobre importância dos homens cuidarem de si.
A campanha local terá o lema “Prevenção é o melhor investimento”, e a abertura oficial será no próximo dia 8, no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica) com a realização de palestras, atividades físicas, serviços de enfermagem, testes rápidos e corte de cabelo.
No dia 11, a Sescab promove um mutirão de prevenção ao câncer de próstata, com a realização de consulta especializada com o urologista Jorge Mendes, ofertando exames de PSA e de Próstata (exame para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite).
Durante todo o mês, várias atividades também serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, Políclinica e Laboratório Municipal, com palestras de orientação com médicos especialistas, exames de laboratório PSA além de exames clínicos com urologistas.
Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.