Cabedelo inova e implanta sistemas de tecnologia para controle de medicamentos, agendamentos de consultas e otimização de escalas profissionais em sua rede municipal de Saúde

Tecnologias implantadas vão melhorar atendimento e gerar celeridade e economia aos cofres públicos

Controle eficiente dos medicamentos, marcação de consultas online e monitoramento inteligente das atividades dos funcionários da saúde. Essa são algumas das melhorias que já vêm sendo implantadas no Sistema de Saúde de Cabedelo, buscando otimizar e humanizar ainda mais o atendimento em saúde no município.

Com o investimento em tecnologia, a Prefeitura de Cabedelo já vem implantando três modernos e eficientes sistemas para melhor monitorar e controlar a atividade e o atendimento em sua rede municipal de saúde. O primeiro deles já está em funcionamento:  a Integração dos pontos dos funcionários. Com ele, haverá uma tradução mais consistente das atividades dos funcionários, otimizando as escalas profissionais, melhorando a eficiência do serviço e gerando economia para o município.

Outra tecnologia a ser implantada é o Sistema de Controle de Medicamentos. Através dele, o paciente, ao ser atendido em determinada unidade de saúde local, saberá, no momento do atendimento, se o remédio que lhe foi prescrito está disponível no estoque farmacêutico da cidade e em qual farmácia da rede pública de saúde mais próxima ele poderá buscar seu medicamento.

Por fim, o Sistema de marcação de consultas, também em fase de implantação, vai possibilitar ao usuário não mais se deslocar até um local de marcação de exames com seu encaminhamento para marcar uma consulta ou agendar um procedimento: tudo será feito através do sistema, pelo médico da rede de atenção básica.

O paciente irá até à unidade básica de saúde realizar sua consulta e, caso seja necessário uma consulta especializada, procedimento ou exame, a própria unidade de saúde fará esse encaminhamento, informando ao paciente para que se dirija à unidade onde será realizada tal consulta ou procedimento, gerando mais comodidade para o usuário e eficiência no atendimento.

“A implantação desses três sistemas vem para facilitar a vida do cidadão e trazer eficiência, eficácia e economia à gestão pública da saúde. Com eles, estaremos revolucionando a saúde de Cabedelo, oferecendo segurança e transparência no atendimento e no serviço em saúde. O Ponto Eletrônico será integrado à folha de pagamento. O profissional de saúde que faltar injustificadamente, terá seu dia automaticamente descontado em seu salário. Já o sistema de acompanhamento de medicação vai nos permitir ter um controle dos medicamentos disponíveis em nossa rede pública, acabando de vez com a falta de determinados remédios em nossas farmácias e USFs. Agora, todo cidadão que tem acesso à internet poderá marcar e acompanhar suas consultar online. Tudo isso é uma revolução tecnológica em nossa cidade, e só quem ganha é o povo”, disse o prefeito Vitor Hugo.

“Esse sistema, assim como os demais, vai proporcionar mais transparência, mais celeridade e, consequentemente, um melhor serviço à população. São investimentos necessários para que possamos alcançar a excelência no atendimento em saúde que tanto almejamos”, complementou o secretário de Saúde, André Lima.

Integração dos pontos dos funcionários – Atualmente, a Secretaria de Saúde de Cabedelo possui todas as suas unidades de saúde gerenciadas pelo sistema de ponto eletrônico, somando um total de 26 pontos eletrônicos instalados e compartilhando esses dados online. Com a Integração dos pontos dos funcionários, haverá uma associação do ponto já existente com a folha de pagamento.

O ponto eletrônico é monitorado por um robô desenvolvido na Secretaria de Saúde de Cabedelo, denominado Sentinela, que consegue identificar, dentre outras coisas, quando um ponto foi ligado ou desligado, se houve falha e em que período do dia ela ocorreu. O objetivo é ter uma base única para todos os pontos da Prefeitura, proporcionando mais eficiências nas estratégias administrativas.

Sistema de Controle de Medicamentos – O HORUS (Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica) é um software que irá gerenciar todo o estoque farmacêutico do município, incluindo a Central de Abastecimento Farmacêutico e as Farmácias do Hospital, da Policlínica e dos Postos de Saúde. Isso permitirá um controle mais eficiente da distribuição de medicamentos, gerando mais economia, eficiência na prestação do serviço e comodidade para o usuário do sistema de saúde do município.

O sistema já está em fase de implantação na Farmácia Central, para depois se expandir para as demais unidades de saúde.

Sistema de Marcação de Consultas (SISREG) – A Secretaria de Saúde de Cabedelo irá implantar na rede de saúde municipal o Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Esse sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Com a implantação desse sistema, as solicitações de consultas e procedimentos de saúde serão feitas pelo médico da rede de atenção básica (postos de saúde).

Essas solicitações serão encaminhadas, via SISREG, para um setor central de regulação, responsável por avaliar, através de critérios técnicos, todas as demandas do município. Assim, o usuário não precisará se deslocar até um local de marcação de exames com seu encaminhamento, para marcar uma consulta ou agendar um procedimento: tudo será feito através do sistema.

Compartilhar