Cabedelo lança operação Verão para garantir segurança no trânsito durante a alta estação

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), lançou, nesta terça-feira (17), a Operação Verão 2019/2020. A ação, cujo tema é “Educação para o trânsito, em favor da vida”, tem como objetivo garantir a segurança da população e dos visitantes, bem como a fluidez no trânsito da cidade durante o período de alta estação.

O lançamento aconteceu na Praça Getúlio Vargas, onde o Plano foi apresentado à população, com orientações e ações educativas, promovidas pelos agentes de segurança e mobilidade urbana de forma integrada, para garantir a segurança de todos.

Além da Semob, estão envolvidos na Operação Verão os seguintes órgãos: PRF, Detran, Lei Seca, DER, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Metropolitana, Companhia Docas da Paraíba, BPTran, PM, Capitania dos Portos, Bombeiros Civis e Corpo de Bombeiros.

A solenidade de lançamento contou com participação de alunos das Escola Elizabeth Ferreira, da creche Santa Catarina e da Banda Marcial da Escola Horàcio de Almeida.

“A mensagem que queremos passar com essa ação é que toda estrutura municipal, principalmente através da Semob, estará presente de forma ativa e efetiva durante o verão. Sabemos que nesse período a população da cidade praticamente triplica: contamos com 20 a 30 grandes eventos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, e a Secretaria não poderia dar conta de tudo isso sozinha. Por isso, juntos à PRF, Detran, DRE e os demais órgãos aqui presentes, poderemos garantir aos cabedelenses e aos turistas que nos visitarão um trânsito com fluidez, velocidade controlada, com a coibição de abusos e, portanto, com mais segurança”, declarou o secretário da Mobilidade Urbana, George Morais.

A operação contará com ações conjuntas de fiscalização e educação, como blitz e pit stop. Os órgãos irão trabalhar de forma integrada, objetivando a salvaguarda das vidas da população e dos visitantes que estarão na cidade durante o período de final de ano e carnaval.

“Cabedelo está de parabéns por essa iniciativa. É importante que todos os órgãos tenham a consciência de que devemos enfrentar essa problemática. O trabalho de campo e educação para o trânsito são fatores que vão se somar para que efetivamente possamos ter um trânsito mais seguro, com menos vitimas, com menos acidentes, com maior fluidez e mobilidade. Todos nós temos o dever e a responsabilidade de fazer a coisa certa sempre e nos dar as mãos enquanto órgãos responsáveis pela fiscalização para ensinar, desde a infância, o caminho que se deve trilhar para termos um trânsito mais seguro”, comentou o superintendente da PRF, Carlos André Costa.

Operação – A Operação Verão é uma ação coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com órgãos de segurança estaduais e federais. A inciativa tem como objetivo intensificar as ações de fiscalização, através de ações integradas com outros órgãos, visando reduzir a quantidade de acidentes graves no período de verão.

As atuações priorizarão ações integradas e simultâneas, envolvendo os diversos órgãos, com atuação coordenada e sistêmica, dentro de suas respectivas competências, com o objetivo de somar forças no enfrentamento à violência no trânsito. A meta é garantir aos cabedelenses, veranistas e visitantes um verão seguro.

As ações serão realizadas no período que compreende as férias escolares até a quarta-feira de cinzas, dia 26 de fevereiro. Nesse período acontece na cidade grandes eventos que já se incorporaram ao calendário de eventos no Estado, como Réveillon, Fest Verão, Lovina e Carnaval.

Compartilhar