Encontre o que você precisa aqui:

Secretaria de Assistência Social

Autor: Secom

Cabedelo lembra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com atividades inclusivas na praia de Intermares

No dia 03 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promoveu, durante todo o domingo (04), atividades de recreação e esportivas voltadas às pessoas com deficiência do municipal. A iniciativa contou com a participação das Secretarias de Assistência Social (Semas); […]

04/12/2022 10h20 Atualizado há 2 meses atrás

No dia 03 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promoveu, durante todo o domingo (04), atividades de recreação e esportivas voltadas às pessoas com deficiência do municipal.

A iniciativa contou com a participação das Secretarias de Assistência Social (Semas); Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); e Turismo (Setur); em parceria com a Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social) e a Associação de Mães, Pais e Pessoas com Deficiência (Amapedec) e aconteceu na Praia de Intermares.

No local, foram ofertadas atividades inclusivas, com a prática de  surf, caiaque, jiu-jitsu, vôlei sentado handbike e stand-up paddle.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas e é um momento para a reflexão a respeito dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e das melhorias que devem ser feitas para garantir acessibilidade e inclusão social.

“A realização deste evento me deixa muito feliz, porque esta data, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é um dia para se refletir e por em prática os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. Trazer este dia de esportes inclusivos, praia, banho de mar e diversas outras atividades, voltadas para as pessoas com deficiência do nosso município, é mais uma de nossas ações de promoção da inclusão destas pessoas na sociedade, uma vez que sabemos a imensa importância que estes eventos têm na vida destas pessoas, fazendo parte de uma luta por direitos iguais, reconhecimento de suas capacidades e a inclusão na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos”, destacou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

A PMC vai contar, a partir do ano que vem, com uma Secretaria de políticas públicas voltada para pessoas com deficiência.  A pasta, intitulada Secretaria de Inclusão Social e Direitos Humanos, corrobora a sensibilidade e dedicação que a atual administração municipal tem para as causas diretamente ligadas ao setor de inclusão social.

“Enquanto Associação, o nosso posicionamento é buscar garantir os direitos das pessoas com deficiência no município de Cabedelo. Falo em garantir porque os direitos já fazem partes das leis do nosso país, porém não são cumpridos em suma. Dessa maneira lutamos para que as leis que já existem funcionem de maneira efetiva aqui na cidade. Ações como essa proporcionam visibilidade para a nossa causa e essa visibilidade se torna fundamental para promover essas garantias. A Prefeitura de Cabedelo tem buscando cada vez mais não só incluir, como inserir as pessoas com deficiência no contexto social de forma plena e efetiva, e acredito que a partir da criação de uma Secretaria com a finalidade específica de luta por garantia de direitos das pessoas com deficiência, o município realmente estará atingindo um patamar elevado em nível estadual”, ressaltou a presidente da Amapedec, Niselma Nascimento.

Assistência – Atualmente, a Semas conta 124 usuários cadastrados na Coordenação da Pessoa com Deficiência. A PMC presta assistência no transporte intermunicipal para todos os atendimentos especializados na Funad, HU, Clínicas de Fisioterapia e Instituto dos Cegos. Além disso, oferece projeto como a Equoterapia e SurfEscola, além de parceria com o Instituto Revertendo o Autismo (IRA).

“Um dia como esse é um lembrete para todos nós que temos pessoas com deficiência em casa de que a sociedade está, enfim, se preocupando, procurando meios de fazer com que tenhamos mais políticas públicas voltadas à saúde e bem estar desse público. Cabedelo tem muitas conquistas nesse sentido, através da luta da Amapedec, e a Prefeitura é uma grande colaboradora dessa causa. Hoje, Cabedelo é uma das gestões que mais nos apoiam, com transporte, com educação, com saúde voltada à pessoa com deficiência”, disse Rosinete Maria Martins, mãe de Lincer e Linger, ambos com autismo.

Para realizar o cadastro junto à PMC, é necessário apenas a apresentação de documentos pessoais (RG, CPG), comprovante de residência, Laudo e cartão do SUS, foto 3X4, declaração do lugar do atendimento especializado e NIS.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3228.7512. 

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade