Cabedelo lembra Dia Nacional da Guarda Municipal e celebra ações e atuação da sua GMC

Desde 2009, o dia 10 de outubro é reconhecido como o Dia da Guarda Municipal em todo Brasil. Em Cabedelo, a Guarda Metropolitana existe desde 25 de outubro de 1983, protegendo bens, serviços, instalações, e, principalmente, a população local.

Atualmente, com a integração de 40 novos agentes de segurança, advindos do recente concurso público realizado pela Prefeitura municipal de Cabedelo, a GMC possui um efetivo de 251 Guardas Metropolitanos, distribuídos dentre os grupos ativos, e com a iminência da nomeação de mais 39 novos agentes classificado que se encontram na lista de espera.

“Hoje comemoramos o fato da nossa corporação viver o seu melhor momento, com avanços significativos e ser um diferencial na segurança pública do município. Nossas equipes passam por constantes treinamentos, com o objetivo de oferecerem o melhor serviço à população. E temos uma gestão que investe em segurança urbana como nunca houve na história de nossa cidade, graças ao olhar sensível. Cok investimentos constantes poderemos executar projetos que trarão ainda mais segurança para todos”, destacou o comandante da Guarda Metropolitana e Secretário de Segurança do município de Cabedelo, Magalhães Lourenço.

Para comemorar o Dia Nacional da Guarda Civil, a GMC de Cabedelo realizará diversas  ações. As atividades incluirão desde um Café da Manhã festivo, com a presença de parte do efetivo da corporação, passando por atividade lúdica com crianças em uma unidade escolar (Bom é ser criança); ação de educação ambiental (Plante a vida), workshop de inteligência emocional; além de uma solenidade de comemoração e passeio ciclístico.

Sobre a Guarda Metropolitana de Cabedelo – Órgão executor das políticas de segurança pública do município, a GMC é vinculada à Secretaria de Segurança Municipal e atua de forma integrada com as outras forças de segurança, para a promoção da segurança no âmbito do município.

Sua fundação foi no dia 25 de outubro de 1983, quando foi criado na estrutura da administração municipal o cargo de Guarda Municipal, com a posterior nomeação dos primeiros Guardas Municipais.

No entanto, após as constantes transformações nas legislações que gerem o sistema de segurança nacional, a instituição, hoje intitulada como Guarda Metropolitana de Cabedelo, além das atribuições constitucionais, passou a integrar o sistema único de segurança pública, na garantia à preservação da vida, no exercício da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

Nos últimos anos, a instituição deu um salto de qualidade e produtividade, os investimentos em aparelhagem, infraestrutura e qualificação garantiram o reconhecimento dos municípios do estado e da região Nordeste, assim como os demais órgãos de segurança pública do Estado e da União como uma das melhores e mais eficientes Guardas municipais dentre os municípios com menos de 100 mil habitantes.

Dentre os principais serviços, podemos destacar o Projeto “Cabedelo Cidade Segura” (Policiamento e Patrulhamento Urbano), que visa garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio público. Fazem parte deste projeto os seguintes grupos: ROMU (Grupamento de Rondas Ostensivas Municipal),  Grupamento de Proteção Ambiental (Guarda Ambiental) e o Grupamento de Proteção ao Patrimônio.

A GMC atua, ainda, no Projeto “De Olho  na Cidade” (Centro de Monitoramento), criado para implementar um conjunto de ações integradas e investir na área de segurança urbana e prevenção da criminalidade, se utilizando dos recursos tecnológicos a fim de monitorar, preventivamente, os ilícitos na circunscrição do município e que  atualmente funciona na Central de Monitoramento da Guarda Metropolitana. Em breve, esse sistema será integrado com a Secretaria de Mobilidade Urbana e com a Polícia Militar.

O aumento do efetivo concretizará diversos outros projetos que estão em preparação para serem implantados, dentre eles a retomada da Ronda Maria da Penha, o grupamento turístico (em parceria com a Secretaria de Turismo), a Ronda do Consumidor (parceria firmada com o Procon municipal), a retomada do ciclo e moto patrulhamento, ampliação do sistema de monitoramento (em parceria com o Governo do Estado), implantação de projetos sociais, atuação auxiliar na fiscalização e controle do trânsito, dentre diversos outros projetos que visam a melhoria da sensação de segurança à população Cabedelense.

A frota atual de veículos da GMC é composta por 7 carros (01 Nissan Frontier, 02 Renault Fluence, 02 Renault Duster, 01 VW Spin e 01 VW Blaser) e 08 motocicletas (06 Yamaha XTZ Lander 250cc e 02 Yamaha Crosser 150cc).

Como destaque, já fora anunciada, pela gestão municipal, a construção da tão esperada sede própria institucional, projetada para servir de referência aos demais entes municipais do Estado, comportando a Secretaria de Segurança e o centro de treinamento da Guarda Metropolitana, equipada com modernas estruturas e equipamentos para melhor qualificar a Guarda que já é modelo  no estado da Paraíba.

Compartilhar