Cabedelo lembra vítimas de acidentes de trânsito com homenagens em praça pública

Eventos marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), realizou, nesta segunda-feira (29), uma solenidade em Homenagem à Memória das Vítimas do Trânsito. A cerimônia, uma iniciativa da Vigilância em Saúde, lembra o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito , ocorrido no último dia 21.

A cerimônia foi realizada na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, e contou com a participação de convidados dos órgãos e instituições que integram o Programa Vida no Trânsito de Cabedelo, a exemplo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PB), Secretaria Estadual de Saúde (SES/PB), Observatório Nacional de Segurança Viária e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

“A Vigilância em Saúde em Cabedelo não segue apenas o sentido da fiscalização e da punição, ela é antes de tudo um serviço voltado à conscientização da população. Cabedelo, por meio das articulações de seu órgão de trânsito, pensa na prevenção. A Prefeitura vem investindo nos últimos anos maciçamente na infraestrutura da cidade, com a realização de calçamento e asfaltamento, fiscalização, implantação de lombadas e ciclovias. Tudo isso auxilia os condutores de veículos automotores para que possam transitar da melhor forma possível. O evento de hoje, porém, é um chamado à consciência para o melhor uso dessa estrutura, ou seja, algo que diz respeito a nós e nossos comportamentos”, declarou o secretário da saúde, Murilo Suassuna.

A programação do evento contou com apresentação musical de voz e violão, mensagem do Pároco da Matriz de Cabedelo, Padre Carlos; e Toque do Silêncio, executado ao saxofone. A ocasião também foi marcada pela homenagem a Luca Targino de Novaes, funcionário da Sescab, vítima de Acidente de Trânsito recentemente.

Nos pronunciamentos, as autoridades destacaram o caráter de reflexão da homenagem à memória das vítimas de acidente, focando sobretudo a conscientização, a educação para o trânsito e a responsabilidade que cabe a cada um.

“Hoje é uma data para lembrar as vítimas de acidente de trânsito. São milhares de pessoas que morrem todos os anos desnecessariamente em virtude de acidentes no trânsito. Nosso trânsito, especialmente no Brasil, é extremamente violento, com pessoas tendo a vida ceifada diariamente, e temos que lutar para não deixar acontecer. Na realidade muitas pessoas imprudentes tiram as vidas de pessoas inocentes. Nosso trabalho, enquanto agentes de trânsito, educadores, agentes de saúde, temos que conscientizar a população que reduzir esses acidentes é valorizar a própria vida. Essa reunião é uma oportunidade para conscientizar a população dessa situação”, comentou a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Ana Paula Buzzeto.

Compartilhar