Cabedelo participa da abertura da 33ª Refeno e promove I Regata Internacional Fernando de Noronha/Cabedelo em 2023

Cabedelo esteve presente na lançamento da 33ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) – a maior e uma das mais importantes competições náuticas da América Latina. O evento aconteceu no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Recife, e incluiu a cidade portuária paraibana como destino final na programação dos velejadores.

A Refeno terá largada do Marco Zero do Recife neste sábado (24) com destino a Fernando de Noronha, e deve chegar no destino entre os dias 26 e 27. No dia 30 de setembro, a travessia especial retornando de Fernando de Noronha conduz os velejadores com destino à Praia do Jacaré, em Cabedelo.

A recepção promovida pela Prefeitura Municipal será realizada no Iate Clube Paraíba, no Jacaré, no dia 2 de outubro, e visa a promoção da “I Regata Internacional Fernando de Noronha – Cabedelo” para o ano de 2023.

“Estamos muito felizes em participar desse momento. A Refeno é uma competição muito importante e vamos ter o prazer de receber os participantes que irão fazer essa travessia especial com destino a Cabedelo. Fomos muito bem recepcionados aqui no Recife e vamos nos organizar para que a nossa regata seja oficializada e, assim, proporcionarmos uma grande festa para os velejadores. Que tenhamos bons ventos e um olhar especial para os esportes náuticos. Velejar é vida.  Velejar é saúde”, destacou o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo.

A Refeno terá um percurso de 300 milhas náuticas (560 km), do Recife até Fernando de Noronha. Segundo a organização, são 87 barcos inscritos com limite de 100 embarcações estipulado pelo ICMBio, vindos de 13 estados, mais o Distrito Federal, além de quatro embarcações estrangeiras, sendo um da Espanha (Aliena), um do Uruguai (Loba) e dois da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).

A comitiva de Cabedelo apresentou todo seu potencial em esportes náutico, além da valorização do destino turístico, dando respaldo à intenção do município de promover a importante regata internacional. Recentemente, a cidade vem sendo sede de diversos eventos desse porte, que exploram a beleza e a estrutura do litoral local.

O secretário de turismo Haenell Farias comentou sobre o destaque que Cabedelo ganhou no evento.

“Nossa intenção é colocar Cabedelo no lugar que sempre mereceu. Aproveitamos toda a estrutura do Cabanga Iate Clube em Pernambuco e, dentro da Refeno, lançamos uma regata internacional de Fernando de Noronha para Cabedelo. Nossa cidade, além de linda e de ter vários atrativos naturais, turísticos e culturais, também é conhecida pelos velejadores como uma das esquinas do mundo e reúne todas as condições favoráveis para receber qualquer tipo de competição”, afirmou.

Uma das autoridades mais notáveis dentro de um evento náutico é um Comodoro. Eles dirigem toda estrutura dos Iate Clubes que, por sua vez, abrigam a estrutura de competições de todos os níveis. O Comodoro do Iate Clube da Paraíba na Praia do Jacaré, Luiz Gonzaga Meireles, também é um dos articuladores que estão buscando efetivar a I regata internacional Fecabe (Fernando de Noronha – Cabedelo).

“A disponibilidade do município em fazer com que isso aconteça é espetacular, porque, pela primeira vez na história da Refeno, estamos levando algo para Cabedelo. E promover uma regata como essa proporcionará um enorme crescimento turístico. São centenas de pessoas que vão usufruir dos serviços e estabelecimentos da cidade. Quero agradecer ao prefeito que se disponibilizou em participar desse evento e está mostrando o interesse em realizar essa regata, que é um sonho para nós velejadores”, destacou Luizito.

O comodoro do Cabanga Iate Clube Pernambuco, Delmiro Gouveia, por sua vez, comentou sobre a inclusão de Cabedelo na programação da Refeno e elogiou as intenções da gestão municipal em querer promover uma nova regata.

“Cabedelo é um município de extrema importância e tem região portuária de cunho significativo. Os veleiros que vão por lá sempre comprovam isso. Fazer uma regata de Fernando de Noronha-Cabedelo só vem agregar ao turismo do município. Temos um litoral brasileiro de aproximadamente 8mil km para explorar e o investimento no turismo náutico é essencial”, disse.

A participação do prefeito Vitor Hugo Castelliano no evento foi articulada pelo secretário de Turismo, Haenell Farias. A comitiva contou ainda com o vereador Edson da Ótica, representando a Câmara Municipal; o secretário de Meio Ambiente, Francisco Urtiga; o velejador Rodrigo Barroca, representando a Secretaria de Esportes; e a equipe técnica da Secretaria de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).

Abav Expo – Além da abertura da Refeno, Cabedelo também se fez presente na 49a Abav Expo, a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário da América Latina. O evento acontece até o dia 23, no Centro de Convenções de Pernambuco, com expectativa de atrair um público perto das 30 mil pessoas e apontar as boas práticas e negócios que norteiam a retomada do setor após o impacto da pandemia de covid-19.

A feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens conta com 1,5 mil expositores, entre operadoras de turismo, redes hoteleiras e hotéis-boutique, armadoras, companhias aéreas, parques temáticos, 20 estados e 24 municípios, além de 58 expositores novos, como destinos internacionais.

Na feira, o destino Cabedelo com todo seu potencial turístico está sendo apresentado no estande da PBTUR junto com outros municípios paraibanos. A imprensa e os visitantes evidenciaram as peças publicitárias que já foram trabalhadas nas campanhas “Aqui é Cabedelo” e “Cabedelo: A Capital do Verão Brasileiro”.

“Foi muito importante a participação de Cabedelo nessa Feira porque houve uma época em que nossa cidade não era valorizada e conhecida, pois muito produto nosso era divulgado como João Pessoa. Agora estamos frequentando as principais feiras de turismo do Brasil, divulgando o nome Cabedelo e tudo que nós proporcionamos. O mundo todo precisa nos conhecer”, finalizou Haenell Farias.

Compartilhar