Cabedelo participa de projeto Praia Limpa, com ações de conscientização, educação ambiental e limpeza das praias            

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, participou, na manhã desta sexta-feira (17), da ação “Praia Limpa”, projeto desenvolvido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

A ação – que contou com a presença de alunos da rede municipal, através do projeto Pescadores de Plástico – foi elaborada pelo órgão estadual e tem como objetivo trabalhar a educação ambiental dos turistas que frequentam as praias do município de Cabedelo, por meio de um trabalho de conscientização, preservação e educação ambiental.

Técnicos dos dois órgãos participaram de duas ações estratégicas. A primeira aconteceu na Praia de Miramar – em frente ao Bar das Meninas -, onde foi instalada uma tenda de apoio para atividades de abordagem dos frequentadores, distribuição de sacolas biodegradáveis, limpeza de praia e retirada de resíduos no entorno dos bares.

Nos próximos dois meses, a Semapa deverá dar continuidade aos seus projetos com foco na educação ambiental e coleta de resíduos. Entre as ações previstas estão a limpeza de praias e mangue, via projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

“Essa parceria é muito importante para os dois órgãos, o estadual e o municipal. Algumas ações nossas já vêm ocorrendo em parceria com a Sudema, principalmente as relacionadas ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, cuja gestão é dela. A Semapa de Cabedelo tem um calendário de ações para todo verão, algumas em parceria com outras Secretarias do município, como a Sejel e a Setur. Durante todo verão iremos desenvolver fiscalização e educação ambiental nas Praias, no Estuário e no Mar”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Francisco Urtiga.

Praia Limpa –  O projeto Praia Limpa/2022 foi lançado no último dia 06 e, nesta edição, trouxe como novidade a expansão do projeto para outras cidades além da capital, por meio de parcerias firmadas entre a Sudema e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios costeiros.

A estratégia utilizada consiste na abordagem a banhistas, proprietários de bares e restaurantes e motoristas, com orientações e distribuição de sacolas biodegradáveis e lixocar.

As praias de Pitimbu, Mataraca, Marcação, Baía da Traição, Lucena, Cabedelo, Rio Tinto, Conde e João Pessoa receberão as ações do projeto sempre nas sextas-feiras e sábados até fevereiro do ano que vem.

Além das ações na orla, o projeto realiza capacitação para os profissionais da rede de hotelaria, turismo, marinas e catamarãs com o objetivo de tratar sobre a importância da gestão e do descarte correto de resíduos nesses locais, bem como sobre o regramento das unidades de conservação marinha do estado.

Estão juntos no projeto instituições como Cagepa, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ong Guajiru, Impact, Capitania dos Portos, Batalhão Ambiental, Bombeiros, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Compartilhar