Cabedelo promove 1º Fórum Comunitário Unicef

Encontro inicia debate de políticas públicas municipais voltadas às crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (10), o 1º Fórum Comunitário Unicef 2022. O encontro, que aconteceu no auditório do Uniesp Centro Universitário, serviu para debater a situação das crianças e adolescentes que vivem em Cabedelo, os serviços de atenção a este grupo etário, bem como as metas a serem atingidas para receber o Selo Unicef 2021-2024.

O Fórum é um momento de planejamento participativo com troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas às crianças e adolescentes. É nele que a comunidade (poder público e sociedade civil) analisa a situação local, define ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas a melhoria das condições da população de zero a dezoito anos.

A abertura contou com a apresentação da Escola de Dança Municipal, com o tema “Ciclo da Vida”.

O encontro contou com a presença da secretária de Educação de Cabedelo, Márcia Moreira, que representou o prefeito Vitor Hugo na solenidade. Além dela, estiveram presentes: a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro; representantes da Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Conselhos Tutelares; a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos; e ainda diversos adolescentes do Núcleo de Apoio ao Adolescente (Nuca) e alunos da rede municipal de ensino.

“Me sinto honrada em representar o gestor municipal neste evento tão grandioso e estou cheia de gratidão por estar acompanhando esse trabalho importantíssimo que vem sendo realizado com esta iniciativa. Tenho certeza que esse primeiro Fórum trará muitos frutos para o nosso município, através da parceria da sociedade civil com o poder público na construção de políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. O Fórum é um momento de planejamento participativo, diálogo, troca de experiências para o crescimento não só da Educação, mas também da Saúde e Assistência Social que, em conjunto, viabilizam o futuro das nossas crianças e adolescentes. Nos próximos três anos, estaremos na batalha buscando conquistar esse tão sonhado selo para Cabedelo”, destacou a secretária Márcia Moreira.

No encontro, foram distribuídas as portarias da comissão intersetorial Pró-Selo Unicef formada por membros da sociedade civil e poder público e também foi validado o Plano de Ação Cidadão, construído pelos adolescentes, e ainda o Plano de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fóruns Intersetoriais – Cabedelo utilizou uma estratégia para dinamizar o Fórum comunitário, antecipando a escuta de atores de cada secretaria parceira (Saúde, Educação e Assistência Social) através dos fóruns intersetoriais, que aconteceram nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. A dinâmica oportunizou a discussão dos indicadores sociais de cada política, rendendo ações especificas e um diagnóstico para a construção do Plano de Ação dos direitos das crianças e adolescentes.

“Os Fóruns Intersetoriais foram momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre as políticas vigentes e as ações possíveis de serem implementadas em prol de crianças e adolescentes. Ele contribuiu, sobretudo, para o estabelecimento do diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas a esse segmento populacional. Os Fóruns constituem espaços de participação, em que cada Secretaria parceira do selo Unicef se reúne e discute a sua metodologia que, nesta edição, está embasada nos resultados sistêmicos e na participação cidadã dos adolescentes”, declarou a coordenadora de e educação infantil e articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

Compartilhar