A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE saúde/educação), realizou, nessa quarta-feira (15), uma ação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Fumo, em frente ao Cabedelo Clube.
A iniciativa contou com a exposição de banners cedidos pela Associação Médica da Paraíba, orientações e distribuição de folhetos.
A programação ainda contou com uma ação na Escola Municipal Plácido de Almeida (Renascer III), onde foram apresentados vídeos produzidos pelos alunos do Fundamental II sobre os prejuízos causados pelos cigarros industrializados e eletrônicos.
“O tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo. Além disso, ainda causa dependência física e psicológica, geralmente associada à ansiedade, depressão e estresse. Aqui em Cabedelo, nós temos o programa de tabagismo, com abordagem cognitivo-comportamental, a mais eficaz para o tratamento. Nós temos equipes nas USF Centro, Camalaú, Recanto do Poço, Caps AD e Caps I, em que é preciso passar por uma triagem para receber acompanhamento e as medicações gratuitas, fornecidas pelo SUS”, explicou Niviane Ribeiro de Sales, psicóloga e coordenadora do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).
Para Edilson Pereira Fernandes, 59 anos, motorista, fumante há 30 anos e em tratamento há três meses, mesmo com pouco tempo de tratamento, ele já percebe melhorias na sua qualidade de vida.
“Já reduzi bastante o consumo, tanto que nem compro mais carteiras de cigarro, só de unidade e quando estou com muita vontade. Já diminuiu a tosse e me sinto mais disposto para a rotina. Minha meta agora é continuar o tratamento até me libertar de vez”, declarou.
Os fumantes interessados em participar do Centro de Referência de Controle ao Tabagismo podem buscar ajuda pessoalmente na Policlínica. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250. 3185.