Conscientização e atividades socioeducativas marcam a programação do mês nos serviços coordenados pela Secretaria de Assistência Social
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma ação relativa à campanha Setembro Amarelo. Desta vez, equipe e usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de um pit stop, em frente à Escola Imaculada Conceição, para levar a mensagem da campanha à população.
A faixa com a expressão “Você não está só” e os cartazes que os participantes seguravam lembravam o princípio motivador da campanha, que são o apoio, atenção, a compreensão e o enfrentamento aos estados de solidão profunda e quadros de depressão.
“A importância principal dessa atividade é dar visibilidade a essa problemática, que é cada vez mais crescente em nossa sociedade. Buscamos em nossos serviços, por meio de nossas atividades socioeducativas, abordar e trabalhar esse tema na perspectiva de valorização da vida. Visamos, em primeiro plano, focar o viés da preservação da vida, do autocuidado, da atenção e do cuidado com o outro, da percepção do outro, pois muitas vezes está ao nosso lado dando ali dando sinais e não nos apercebemos. Trabalhamos também a desconstrução de alguns mitos comuns quando se trata de suicídio”, comentou a gerente executiva da Assistência Social da Semas, Viviane Menezes.
A ação também contou com o apoio de agentes e viaturas da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), no processo de interrupção e disciplinamento do fluxo de veículos para que os participantes pudessem realizar a coreografia e exibir as mensagens.
Durante todo mês o suicídio e suas motivações compõem a pauta de atividades dos SCFV. O tema faz parte das ações e das oficinas socioeducativas oferecidas aos usuários.
“As crianças e adolescentes são protagonistas nesse processo de dar visibilidade a algumas causas, como a do suicídio. Durante a pandemia houve um aumento dos casos de depressão, um dos principais motivadores do suicídio, daí a importância das campanhas e da participação dos jovens como vetores dessas mensagens de conscientização. Além de aprender e se conscientizar, eles são ótimos multiplicadores junto a seu círculo familiar e social”, concluiu Viviane.
Além de assistência da Semas, a Secretaria de Saúde disponibiliza tratamento clínico psicológico e psiquiátrico na Policlínica Leonard Mozart. Além disso, o usuário pode ser encaminhado ao Caps AD, em casos relacionados com álcool e drogas; ao Caps II; ou ainda ser atendido nas Unidades de Saúde da Família mais próxima de sua residência. Além de todos esses serviços, as pessoas também podem procurar acolhimento pela linha 188, que é gratuita.