Cabedelo promove ações em praias no Dia Mundial da Limpeza

Mobilização fez parte das atividades do Projeto Pescadores de Plástico e promoveu a retirada de resíduos sólidos nas areias de Formosa e Miramar

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), participou, neste sábado (18), de uma ação global voltada para educação ambiental e coleta de resíduos na orla da cidade.

O movimento denominado Dia Mundial da Limpeza – Brasil Limpo, é uma mobilização desenvolvida em 180 países e que visa promover, em apenas um dia, uma limpeza no planeta. Na ação deste sábado, foram recolhidos 1.624 itens e coletados 91,71kg de resíduos sólidos.

Cabedelo é um dos 9 municípios participantes das ações do Dia Mundial da Limpeza, movimento que congrega entidades governamentais e não governamentais, educacionais e cooperativas que se unem para a mobilização e promoção da consciência ambiental entre a população.

A participação foi coordenada pelo Setor de Projetos Educacionais (SPE) da Seduc, via o Programa de Educação Ambiental, com apoio da Semapa, e constou basicamente do recolhimento de resíduos nas praias de Formosa e Miramar. Alunos de 11 aos 14 anos, das turmas do 6° ao 9º ano da Escola Municipal Major Adolfo Pereira, compôs o grupo “pescadores de plásticos” na ação.

“Essa ação com os alunos do Adolfo Maia, dentro do Projeto Pescadores de Plásticos, além de fomentar o processo da construção socioambiental dos discentes, visa contribuir com o evento do “Dia Mundial de Limpeza”, movimento que mobiliza milhões de pessoas na empreitada de promover um mundo livre de resíduos”, declarou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Gladstony Cruz.

As atividades tiveram início às 8h com a chegada dos alunos aos locais, onde receberam as orientações preliminares. Durante uma hora, os participantes percorreram o trecho de praia recolhendo resíduos plásticos e recicláveis espalhados pela faixa de areia.

O Pescadores de Plástico, a cargo do Programa de Educação Ambiental, tem o objetivo de aplicar atividades educativas que fomentem uma maior reciclagem de seus resíduos urbanos e implementar ações educativas da política de resíduos sólidos nas escolas e na comunidade, com práticas de separação de resíduos recicláveis e a da coleta solidária, promovendo a destinação ecologicamente correta dos resíduos.

“Esse evento, assim como as demais ações do Projeto Pescadores de Plásticos, que vem sendo desenvolvido nas escolas públicas do Município, trata das questões relacionadas à Política de resíduos sólidos, corroborando para uma Cabedelo cada vez mais sustentável. A Educação Ambiental nas escolas tem se demonstrado de fundamental importância para uma sociedade que entende a importância dos ecossistemas, recursos naturais e da necessidade de adotarmos hábitos que minimizem os nossos impactos no Planeta. Todos os resíduos recolhidos serão destinados para a associação de catadores do Município”, complementou Gladstony.

As ações em alusão ao Dia Mundial da Limpeza tiveram início já na sexta-feira (17), com um mutirão de limpeza ambiental da área fluvial do rio Paraíba. No sábado (18), além da ação em Formosa e Miramar, equipes da Semapa e diversos parceiros estiveram mobilizadas na limpeza e em atividades educacionais no Manguezal do Renascer e nas praias do Poço e Ponta de Campina.

              Limpa Brasil– O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo, alertando para os cuidados com o meio ambiente por meio de ações práticas. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade para refletir sobre sua responsabilidade quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente e de toda vida.

As estratégias traçadas pelo movimento envolvem um conhecimento maior de como encarar o lixo ao redor e a elaboração de ações. Desde 1996, diversas instituições têm realizado, na 3ª semana de setembro, ações de limpeza em rios e praias. Esse movimento cresceu e, em 2018, o Instituto Limpa Brasil iniciou a mobilização a nível nacional, integrando o movimento global “World Cleanup Day”.

Em todo estado, o evento global  – aqui denominado de Limpa Paraíba – reservou ações em mais de 25 pontos específicos, desde o litoral, o manguezal, até o sertão.

Além da participação da Seduc, Cabedelo ainda se fez presente em mais três eventos. Na sexta-feira (17), foi realizada a limpeza ambiental no manguezal do entorno da Patromoria Capitania dos Portos da Paraíba; no sábado (18), foi a vez da limpeza ambiental na praia do Poço (Ponta de Campina) e Atividades de conscientização ambiental, sob coordenação da Ong Guajiru, e no manguezal do Renascer III, sob a coordenação do IFPB, com apoio da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Renascer III. 

 

Compartilhar