Cabedelo promove Caminhada da Paz em prol do enfrentamento à Intolerância religiosa

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), junto ao Fórum da Diversidade Religiosa, realiza, nesta quinta-feira (18), a Caminhada da Paz em Enfrentamento à Intolerância Religiosa.

A caminhada fará o percurso entre a Praça dos Portuários, na Campina da Vila, e a Praça Getúlio Vargas, onde o evento terá continuidade com apresentações culturais. A concentração acontece a partir das 8h30min e a saída está prevista às 9h.

O evento tem como objetivo afirmar os princípios de liberdade religiosa como direito garantido pela Constituição Federal em seu artigo 5º; além de promover o espírito de tolerância e respeito que deve marcar a convivência em meio a diversidade de fé.

Conceito e garantia – A intolerância religiosa é o ato de discriminar, ofender e rechaçar religiões, liturgias e cultos, ou ofender, discriminar, agredir pessoas por conta de suas práticas religiosas e crenças. Ela está marcada na história da humanidade, principalmente porque, no passado, era comum o estabelecimento de pactos entre as religiões, em especial as institucionalizadas, como o cristianismo, e os governos.

A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 5º, garante a liberdade religiosa como princípio inviolável aos cidadãos, mesma garantia faz parte do pacto estabelecido pela ONU por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil ainda existe a Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997, que em seu primeiro artigo prevê a punição para crimes motivados por discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Compartilhar