Cabedelo promove IX edição da Semana do Bebê

Até o dia 27, a cidade discute condições para uma infância saudável para o período pós-pandemia

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesse domingo (19), à IX Semana do Bebê. Até o dia 27, o evento reserva aos participantes uma extensa programação de debates sobre as condições para uma infância saudável no período pós-pandemia.

A Semana foi aberta com uma missa de Ação de Graças, na Matriz Sagrado Coração de Jesus. A programação, que será realizada de forma remota, vai contar com palestras, rodas de conversa e circuitos literários, explorando o tema “O despertar de uma infância saudável no novo normal”.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizarem, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

“Estamos na 9ª Edição da Semana do Bebê, sendo esta uma das principais estratégias do Selo Unicef, para assegurar a atenção adequada às crianças da Primeira Infância. Ressaltamos que a citada semana foi instituída pela Lei Municipal nº 1.658/13 com propositura da saudosa vereadora Graças Rezende, que sempre participava calorosamente das ações. As atividades executadas contribuem para o fortalecimento da parceria Família / Instituições Educativas, assegurando avanços positivos dos indicadores sociais, destacando: o estímulo ao aleitamento materno, o aumento da cobertura vacinal de crianças de até 5 anos, diminuição da mortalidade infantil, redução da gravidez precoce na adolescência. Contamos também com as parcerias das Secretarias de Saúde e Assistência Social para um trabalho significativo de valorização da vida, através de ações educativas e empenho nas formações dos nossos profissionais”, destacou a secretária de Educação Márcia Moreira.

O evento, que nos últimos 9 anos mobilizou setores da administração pública em discussões e ações voltadas para a primeira infância, busca refletir sobre os principais desafios e impactos que a Pandemia de Covid-19 trouxe para a vida dos bebês e das crianças. A iniciativa visa, ainda, debater como as políticas públicas municipais serão planejadas para a garantia dos direitos fundamentais destes pequenos cidadãos.

Memória – Cabedelo realizou a sua primeira Edição da Semana do Bebê em 2013. Desde então, o evento é reforçado através da Lei Municipal Nº 1.658/13. Durante a Semana acontecem palestras, oficinas, rodas de conversa, circuitos literários, circuitos de atividades lúdicas, concursos culturais, atividades no hospital e nas unidades de saúde da família, Escolas e Creches Municipais. O público alvo das ações são alunos, crianças, bebês, mães, jovens, profissionais que lidam com a primeira infância no Município, dentre outros.

Mobilização – Até 2016, a Semana do Bebê foi realizada em 599 Municípios de todo o Brasil, incluindo Cabedelo, que foi reconhecido em 2014 e 2016 como uma das treze melhores experiências do mundo e teve um espaço para apresentação de seu trabalho nas II e III Mostras Internacionais de Semanas do Bebê.

Nesse contexto, as Semanas promovem inicialmente um grande diagnóstico da situação das crianças de até 06 anos de idade, com base nos indicadores sociais, percentual de nascidos vivos com sete ou mais atendimentos de pré-natal, grau de funcionamento dos Conselhos de Direito (CMDCA).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo [375.25 KB]

Compartilhar