Cabedelo promove mais uma etapa do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promoveu, no domingo (18), a IV Etapa do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela, com a participação de dezenas de pescadores.

A iniciativa se dá através do Projeto Velejar, coordenado pelo setor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca (Semapa), com o apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) e em parceria com Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba; Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba (CIBM-PB); Colônia dos Pescadores Z2; e Associação de Moradores de Camalaú.

Esta penúltima etapa contemplou duas voltas num percurso traçado no rio Paraíba, que ia do bairro Jardim Manguinhos até a ponta da Ilha da Restinga, e contou com a participação de 12 embarcações.

Ao final, apenas 4 embarcações terminaram o percurso devido à incidência de fortes ventos. Cada embarcação conta com uma tripulação de, no mínimo, 3 pessoas, todas com registro de Pescador Artesanal ou Profissional, conforme regulamento da competição.

A quinta e última etapa da competição será na manhã do dia 11 de dezembro, véspera do aniversário da cidade, com largada nas proximidades da Colônia dos Pescadores Z2 na Praia Formosa, bairro de Ponta de Matos. O objetivo da iniciativa, durante o ano inteiro, é promover atividades esportivas integradas a comunidade de pescadores locais com disputas envolvendo premiação em dinheiro para os participantes em todas as etapas.

“O Velejar resgata a cultura de regatas amadoras em canoas, caícos ou jangadas a vela manuseadas por trabalhadores da pesca artesanal e tem a Prefeitura Municipal de Cabedelo como principal organizadora. O projeto mantém o foco de integrar comunidades pesqueiras tradicionais locais e também de municípios vizinhos, através de competições que dão incentivo àquela categoria profissional gerando impacto social e turístico relevante no setor”, destacou o coordenador do projeto e assessor técnico de Pesca e Aquicultura da Semapa, Inocêncio Avelino Padilha.

Roteiro, programação e classificação das equipes no campeonato pode ser conferido no site do projeto: https://velejar.net-br.net/.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3228-0596.

Compartilhar