Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Cabedelo promove Mostra Cultural da Educação Infantil 2022 com apresentações teatrais e outros projetos desenvolvidos com as crianças de creches e pré-escola

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nesta quarta-feira (30), a 15ª Mostra Cultural da Educação Infantil, envolvendo as 9 creches e 1 escola do município. O Teatro Santa Catarina, lotado, recebeu “O incrível mundo dos insetos” – tema escolhido pela coordenação da Mostra […]

01/12/2022 8h07 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nesta quarta-feira (30), a 15ª Mostra Cultural da Educação Infantil, envolvendo as 9 creches e 1 escola do município.

O Teatro Santa Catarina, lotado, recebeu “O incrível mundo dos insetos” – tema escolhido pela coordenação da Mostra – que proporcionou uma tarde linda e colorida ao público presente, formado pelos pais, gestores, supervisores, professores, representantes de organizações e representações ligadas à educação infantil. e ainda os alunos das unidades educacionais envolvidas.

“É com emoção e satisfação que represento a gestão municipal neste momento e, antes de tudo, quero agradecer imensamente o empenho dos nossos educadores. Aqui nós vemos o fruto do trabalho de todo os envolvidos na Educação Infantil. E é mais emocionante ainda registrar a presença da família, prestigiando o trabalho de seus filhos. Isso é uma construção de memórias para essas crianças e tem um significado imprescindível na vida delas. É importante que as famílias caminhem de mãos dadas com as instituições para que possamos fazer uma educação parceira. Nesse trabalho aqui podemos sentir o amor. E onde a gente coloca amor, tudo dá certo”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira, que acompanhou todas as atividades da Mostra.

Logo na entrada do Teatro, cada unidade escolar montou um estande com uma representação de projetos educacionais que foram desenvolvidos com o tema proposto, explorando de forma didática e educativa e valorizando o respeito das crianças pela natureza através do aprendizado infantil. No palco do teatro, a culminância dos projetos com esquetes teatrais e coreografias que, além de iniciarem os alunos nas artes cênicas, ganharam a atenção e o carinho dos presentes.

As educadoras Nadja Araújo e Aline Aragão, à frente do setor de Educação Infantil da Seduc, foram as grandes responsáveis por toda articulação da Mostra, que envolveu mais de 50 profissionais da educação infantil e mais de 150 alunos.

Participaram as crianças das creches Ádamo Klinger, Alexia Luana dos Santos Cesário, Josefa de Medeiros Régis, Pequena Princesa, Pequeno Príncipe, Santa Bárbara, Santa Catarina, Tarik Anthony Maia de Azevedo; do CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil); e ainda da educação infantil da Escola Municipal Hidelbrando Silva.

“Hoje estamos debutando, pois tudo começou lá no CIEI há 15 anos atrás. É a culminância geral de um trabalho que foi desenvolvido em todas as unidades educacionais infantis do município. Nesta edição o tema escolhido nos proporcionou a ampla exploração da vida dos insetos. Como eles nascem, crescem ou se reproduzem; Qual a importância deles pra natureza e para o ecossistema… Além de várias curiosidades do aprendizado que foram surgindo no percurso dos projetos e na realização de vivências didáticas em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. O resultado foi muito produtivo e saíram daqui trabalhos lindos”, afirmou Nadja.

Sobre a Mostra  – A Mostra Cultural da Educação Infantil tem como objetivo destacar o trabalho realizado nas unidades de ensino do município. No evento, se compartilham as vivências que acontecem entre as crianças e seus pares; além de apresentar uma visão de como se dá o processo de ensino aprendizagem; do empenho dos profissionais em oferecer atendimento e uma educação de excelência; e o quanto as crianças possuem talentos que precisam ser estimulados, apreciados e encorajados.

Sem caráter competitivo, a Mostra apresenta o trabalho desenvolvido e promove a troca de experiências entre os participantes. Com a realização de vivências didáticas em consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem que são apresentados no documento. Essa edição proporcionou a participação das crianças em atividades artísticas, em seu processo criativo, na experiência de se apresentar em um palco, e também na participação de um espetáculo como protagonistas.

A Mostra é a uma ferramenta de uso cultural e é a vitrine ideal para fomentar momentos únicos de socialização, ludicidade e magia, fazendo com que as crianças tenham experiências marcantes, que envolvem bons sentimentos e o desenvolvimento pleno das suas habilidades.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade