Cabedelo promove seminário e prestação de contas da Previdência Social e divulga certificado que credencia o serviço como um dos mais qualificados do Brasil

Eventos visam atender aos critérios do Programa de Modernização do Regimes de Previdência do Brasil

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc), realizou, nesta quarta-feira (17), o IV Seminário Municipal de Previdência, sob o tema “Cuidando de sua previdência, cuidamos de seu futuro”.

A iniciativa foi voltada para a educação previdenciária dos servidores, e aconteceu no auditório do Instituto Superior de Educação da Paraíba (Uniesp). Na ocasião, também foi promovida uma Audiência Pública para Prestação de Contas da Governança Previdenciária.

O Seminário atende aos critérios definidos no Pró-Gestão RPPS (Programa de Modernização dos RPPS do Brasil) que prevê, entre outras coisas, promover a educação previdenciária dos servidores. Já a audiência pública teve como principal objetivo demonstrar e explicar ao público-alvo como a verba previdenciária é gerida dentro da legislação previdenciária aplicável, além da complexidade de aspectos que envolvem a gestão do instituto: investimentos, taxa de administração, conselhos previdenciários, corpo funcional, benefícios e órgãos fiscalizadores.

A presidente do Ipsemc, e também representante do prefeito municipal Vitor Hugo na solenidade, Léa Praxedes, conduziu a tarde participando ativamente dos momentos oportunos e esclarecedores das atividades.

“Costumo dizer que a gestão só é plena quando compartilhada. E estamos promovendo mais um seminário e prestação de contas, ainda com público reduzido, devido à pandemia, porém com a certeza de que os servidores que compareceram tenham as melhores perspectivas com sua previdência social. Pois da mesma forma que estamos na responsabilidade de cuidar do futuro de cada um, cada servidor efetivo também deve estar imbuído de responsabilidade e cuidado”, destacou Léa.

Cabedelo implementou os requisitos do Pró-Gestão Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (RPPS) em 2019. O Instituto obteve a certificação institucional no Nível ll a partir de auditoria realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), tendo atendido ao estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS. A certificação é válida até 27 de Dezembro de 2021.

Certificação Nível III – Na ocasião do seminário, Léa Praxedes também comunicou aos servidores que o município, através do órgão de previdência social, recebeu na manhã do evento (17), do ICQ Brasil da Secretaria de Previdência do Governo Federal (SPREV), a certificado em nível III de Pró Gestão – RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), graças ao trabalho de normatização realizado em todas as áreas. Com isso, Cabedelo é o quarto município do Brasil, dentre 2135 com vínculo RPPS, a atingir esse patamar de qualidade no serviço previdenciário. Fora Cabedelo, apenas Recife-PE, Ubatuba-SP e Cariacica-ES alcançaram este nível.

“Fico emocionada porque nós sonhamos com esse padrão e fizemos um trabalho exaustivo para alcançar isso. Só tenho de agradecer a Deus primeiramente, à atual gestão municipal, às secretaria e principalmente aos servidores municipais, pois a vitória é nossa”, afirmou Léa.

Programação – Além da prestação de contas, apresentada pela presidente Léa e pelo diretor atuarial do Ipsemc Thiago Silveira, o evento contou com a palestra de representação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB): “Aspectos relevantes do RPPS cuidando do seu futuro”, proferida pela auditora de contas públicas do TCE-PB, Sara Rufino. Logo em seguida aconteceu a palestra de educação previdenciária: “Cuidando de suas finanças organiza seu futuro”, proferida pelo presidente do Conselho de Administração da Sicredi/CREDUNI, Paulo Ortiz Rocha de Aragão. O evento foi encerrado com a palestra motivacional: “Visão Positiva de Futuro”, proferida pela CEO da Potencialize Gestão e Coach, Analista de Perfil Comportamental e Gestora Assistencial, Anne Helga Almeida.

Compartilhar