Cabedelo promove Simpósio de Educação permanente em saúde “Vencendo Desafios”

A Secretaria de Saúde de Cabedelo, através do setor de Educação em Saúde, promoveu nesta terça-feira (30), o I Simpósio de Educação Permanente em Saúde ‘Vencendo Desafios’.

O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, foi direcionado aos gestores e representantes dos setores de saúde do município e teve por objetivo discutir e conceituar a temática da Educação Permanente, além de expor as ações realizadas por cada setor de saúde representado e o planejamento de ações para os próximos anos.

Segundo Milaneide Souza, psicóloga, especialista em Educação Permanente em Saúde e técnica da gerência de Educação em saúde, o período de pandemia dificultou a realização de ações para a educação em saúde, mas, apesar dos desafios, o setor progrediu.

“Quando os decretos permitiram, foi dado seguimento aos estágios, às pesquisas. Em 2020, foi autorizada a primeira residência em Medicina de Família e Comunidade, com seleção prevista para os próximos dias. Foram tempos difíceis, mas como o nosso tema traduz, conseguimos driblar os problemas e vencer os desafios impostos pela pandemia.”, destacou.

Para Israel Dias, coordenador de Educação Permanente em saúde da Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba / SES-PB, a saúde pública tem muitos desafios a serem superados, além da pandemia de Covid-19.

“Quando trazemos a temática da educação permanente, trazemos a provocação para abrir interrogações, diálogos, encontros para que uma equipe de trabalho no serviço de saúde consiga resolver seus conflitos e atender melhor a população. O desafio maior agora é o da reabertura de outras frentes de trabalho na saúde. A vacinação de crianças é uma fragilidade em todo o país, dentre outras questões da população que acabam envolvendo a saúde, como a questão da fome, da insegurança alimentar, as questões de moradia e saneamento básico, ainda muito presentes na nossa cidade, e que precisam ser melhoradas para avançar e garantir a saúde da população”, finalizou.

30

Compartilhar