Cabedelo reabre atendimento antitabagismo e promove ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto

Serviço pioneiro funciona na Policlínica Leonard Mozart, todas às quartas-feiras

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Saúde (Sescab), realizou, nessa quarta-feira (25), uma ação comemorativa ao Dia Nacional de Combate ao Fumo –  29 de agosto.

O evento, que na Policlínica Municipal Leonardo Mozart, foi voltado aos usuários atendidos por programas sociais da PMC e contou com a realização de palestras, roda de conversa, entrega de certificados para usuários que já completaram o programa antitabagismo e brindes comemorativos para todos os participantes

A ação também marcou a reabertura do serviço na Policlínica e o reinício das reuniões de combate ao tabagismo, projeto realizado em parceria com a Vigilância em Saúde. Desde o início da pandemia as atividades haviam sido paralisadas, mas agora, com a diminuição no número de casos de Covid-19, estão sendo retomadas. As reuniões antitabagismo serão realizadas todas as quartas-feiras, às 14h, na sala 36 do segundo bloco da Policlínica Leonardo Mozart.

Os serviços serão reiniciados sob o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, enfermeira, nutricionista e com encaminhamentos para outras especialidades como pneumologista, além de oferecer tratamento com os medicamentos e a profilaxia necessária.

Quem acompanhou de perto a retomada das atividades foi a secretária adjunta de saúde, Lenira Gabriela, que falou sobre a importância e o pioneirismo do serviço.

“Nós presenciamos depoimentos de ex usuários que só nos incentivam cada dia mais. A Sescab fornece todo apoio necessário aos profissionais que fazem esse atendimento e estamos sempre à disposição deles no combate ao tabagismo. É importante reafirmar que fomos pioneiros com este grupo antitabagismo aqui na Policlínica e, agora, estamos estendendo para outros serviços”, afirmou Gabriela pontuando que, além da Policlínica, já existem grupos de atuação antitabagismo com público específico no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e na Casa de Acolhimento para Adultos e Família (CAAF). Também será formado mais um no Posto de Saúde da Família no bairro Recanto do Poço.

“É muito importante realizar esse trabalho de conscientização e ajuda aos fumantes para a conquista de mais qualidade de vida. Muitas vezes, o paciente quer parar de fumar, mas não consegue sozinho, nem sabe onde buscar ajuda. E esse tem sido o papel do grupo de apoio, para que eles percebam que não estão sozinhos” afirmou a coordenadora do setor de Doenças não transmissíveis da Vigilância em Saúde , Jordana Maia.

Programação – A palestra principal do evento comemorativo foi proferida pelo engenheiro agrônomo Wellington Soares, que participou com êxito do programa antitabagismo de Cabedelo. O ex fumante atualmente é missionário voluntário. Depois de lutar por 23 anos contra a doença, ele agora ajuda outras pessoas a se curarem. Ele também recebeu um certificado de incentivo por ter parado de fumar.

“Minha mensagem é direcionada aos fumantes e aos gestores, pois é muito importante que as Prefeituras tenham essa visão que tabagismo é uma doença e tem que ser tratada como tal. Cabedelo nesse ponto tem uma grande importância porque muitas cidades não enxergam dessa forma. Cabe às pessoas que têm realmente a intenção de parar de fumar, procurar a Policlínica, seguir as instruções, participar das reuniões de orientação, não deixar de ir, pois só assim vai conseguir parar de fumar”, concluiu Wellington.

Os interessados em integrar o grupo podem procurar orientação de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na recepção da Policlínica; ou solicitar mais informações através do setor de Vigilância em Saúde, pelo número 3250 3262.

 

Compartilhar