Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Cabedelo realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e debate avanços para o tema no município

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através do Conselho Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (22), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no Cabedelo Clube. O evento, que é uma etapa preparatória para a participação na Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Saúde, teve como tema “Amanhã vai ser um novo dia”, e […]

23/03/2023 9h04 Atualizado há 2 meses atrás

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através do Conselho Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (22), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no Cabedelo Clube.

O evento, que é uma etapa preparatória para a participação na Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Saúde, teve como tema “Amanhã vai ser um novo dia”, e debateu os eixos temáticos “O Brasil que temos, O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar Vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Na ocasião, compuseram a mesa o secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna; a secretária adjunta, Irani Soares; o vereador Edvaldo Neto, representando a Câmara Municipal; Ivaldo Lemos Neto, presidente do Conselho Municipal de Saúde e Jamaci Mendes, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde.

“A saúde de Cabedelo tem avançado nos últimos anos. Hoje, temos investido seis vezes mais do que recebemos do Governo Federal. O Hospital tem um cronograma de cirurgias diárias, dispomos de uma Policlínica com 29 especialidades, além da assistência prestada por nossas Unidades de Saúde da Família. Visando melhorias para o nosso sistema de saúde, teremos hoje neste espaço a oportunidade de juntos traçarmos políticas públicas de saúde que, se aprovadas e implantadas, trarão melhorias para a população”, pontuou o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

Das 80 vagas disponibilizadas para a conferência, 72 foram preenchidas distribuídas entre os segmentos Usuário/SUS, Trabalhadores/SUS e Gestores/SUS. Os participantes tiveram o papel de elaborar e aprovar as propostas que serão encaminhadas para as conferências estaduais e nacional e nortearão as modificações a serem executadas/implantadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para nortear as discussões, o momento contou com a palestra “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser um novo dia”, proferida pela Dra. Em Saúde Coletiva,  Analista Técnica de Políticas Sociais e chefe substituta do Serviço de Articulação Interfederativa da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Luciani Martins Ricardi.

“Temos um desafio para pensarmos: Que dia que a gente quer que seja amanhã? Que nova realidade desejamos construir? Porque, às vezes, imbuídos dos nossos problemas, é tão comum a gente identificar tudo que a gente não quer, mas é difícil pensar o que a gente quer e que outro amanhã queremos construir, que outro sistema de saúde, que outra realidade; enquanto usuários do SUS que somos, que atendimento a gente quer ter na Unidade Básica de Saúde… Ao nos colocarmos no lugar de trabalhador/usuário podemos refletir melhor acerca do que queremos para esse novo amanhã”, refletiu Luciani Martins.

A conferência ainda contou com a discussão dos eixos temáticos “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar Vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e  “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, que foram divididos entre os participantes inscritos para a elaboração e votação das propostas.

Por fim, foi feita a escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde.

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade