Cabedelo realiza Dia D de vacinação Antirrábica no dia 24 de setembro

Serão disponibilizados 20 pontos de vacinação espalhados pela cidade, das 8h30 às 16h30

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), realiza, neste sábado (dia 24), o dia D da campanha de vacinação Antirrábica.

A mobilização, organizada pela Unidade de Zoonoses, será realizada em 20 pontos de vacinação espalhados pela cidade, das 8h30 às 16h30.

A meta da Zoonoses é vacinar 5.002 animais, o que corresponde a 80% da população de cães do município. Além dos pontos de vacinação, serão disponibilizados dois drive-thru: Intermares (em frente ao PSF) e no Centro (Em frente à Sescab).

Para receber a vacina, cães e gatos devem ter a partir de 3 meses de vida. A Zoonoses orienta os tutores a levarem os animais com coleiras ou em caixas de transporte e não levar animais gestantes ou doentes. Felinos com ferimentos devem ser encaminhados ao Zoonoses para exame de esporotricose; e aqueles com sinais de doença não devem ser vacinados.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem por vírus, por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais contaminados, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o sistema nervoso central levando a óbito em curto espaço de tempo e é letal em quase 100% dos casos. O último caso de raiva registrado em Cabedelo foi em 2004.

Locais de vacinação – O Dia D de vacinação antirrábica vai acontecer nos seguintes postos:

UBS Manguinhos

UBS Camboinha

UBS Camalaú

UBS Recanto do Poço

UBS João Roberto

UBS Centro

UBS Palmeira

Policlínica

Secretaria de Saúde

UBS Ponta de Mato

Unidade de Zoonoses

UBS Intermares

UBS Jardins

UBS Jacaré

UBS Oceania

UBS Poço

PSF – RENASCER III-II e III (integrada)

PSF – RENASCER III-I

PSF – SALINAS

PSF – RENASCER II

Compartilhar