Cabedelo realiza dia mobilização visando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Prova Brasil

Ação envolveu alunos dos 4° e 5° anos da rede municipal de ensino em testes de Português e Matemática

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira (26), o Dia “D” de mobilização – Todos juntos pelo IDEB. A ação teve como foco o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo Governo Federal em 2007 com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

A atividade mobilizou gestores, supervisores e professores em torno da motivação dos alunos para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que acontecerão em novembro e dezembro deste ano. Ao todo, o evento contou com a participação de 725 alunos dos 5º anos e 501 dos 9º anos do Ensino Fundamental, em aulões de Língua Portuguesa e Matemática, resolução de simulados, entre outras informações sobre a Prova Brasil.

A primeira ação de mobilização Dia “D” de mobilização – Todos juntos pelo Ideb ocorreu em 2019 com resultados positivos. Cabedelo ultrapassou a meta estabelecida para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que havia sido projetada para 4,3 no ano de 2019 e 4,6 para 2021, atingindo 5,1 já em 2019. Para os anos finais do Ensino Fundamental, a meta estabelecida era de 4,5, tendo escolas que já alcançaram a meta proposta para o ano de 2021.

“Proposta inovadora e que trouxe resultados expressivos acerca do desafio do índice do IDEB em nossas instituições escolares. Buscamos sempre dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, trazendo para nosso aluno a valorização da autoestima e superação, através da cultura de valores, dando destaque à importância do crescimento intelectual para concretização dos sonhos almejados. Trabalho de força tarefa de uma equipe fortalecida em prol da Educação do nosso município”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

“O dia de mobilização Todos juntos pelo Ideb objetiva conscientizar sobre a importância das avaliações do SAEB e o impacto positivo e importante para a qualidade da educação do município. Em meio às situações adversas que estamos vivenciando devemos encarar esta avaliação externa como um norte para subsidiar nossa organização curricular para 2022, levando em consideração a aprendizagem que ficou prejudicada nos dois últimos anos”, declarou a assessora pedagógica, Vera Lúcia de Sousa Gomes

Prova Brasil – A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Além disso, questionários socioeconômicos aplicados coletam informações junto aos estudantes sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Também participam professores e diretores das turmas e escolas avaliadas, respondendo a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

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