Cabedelo realiza III Encontro de Gestores de Escolas e Creches do Município

Nessa edição, a discussões focaram a busca da qualidade na gestão escolar

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (22), o III Encontro de Gestores do Município de Cabedelo/2019. A iniciativa do Setor de Gestão Escolar (Seges) tem como objetivo, além de promover a culminância das atividades com o grupo de gestores durante o ano, avaliar o desempenho dos mesmos à frente de suas respectivas unidades.

O encontro aconteceu na Escola Major Adolfo Maia e reuniu os 55 gestores e adjuntos de escolas e creches do município. O tema desenvolvido nesta edição foi “A Busca da Qualidade”, temática discutida a partir da palestra do professor Antônio Francisco da Silva Filho.

“Estamos na reta final do ano letivo e é o momento de celebrar, junto com gestores e profissionais envolvidos com a parte pedagógica, a conclusão de um ciclo. É também momento de agradecer pelos índices de educação que vêm crescendo a cada dia e que podem ser mostrados à população como uma prova de que, em Cabedelo, se faz educação com muito amor. O Seges desenvolve um trabalho de excelência no acompanhamento da gestão escolar”, declarou o secretária de educação, Márcia Oliveira.

O evento foi marcado, também, pela entrega da comenda que recebe o nome da professora Rosa Maria Viana de Amaral, Rosita, gestora da Escola Rosa Figueiredo, homenageada no evento. Receberam a comenda a gestora Jacqueline Lira, à frente da Creche Santa Bárbara; Roseane Galvão, no segmento ensino fundamental I, da Escola Silvana de Oliveira Pontes; e Edna Pereira, no segmento ensino fundamental II, da Escola Paulino Siqueira.

A comenda é uma forma de valorizar o desempenho dos gestores, premiando os projetos de destaque que obtiveram melhores conceitos em termos de Gestão Democrática, Gestão de Recursos e Gestão Pedagógica. Os projetos desenvolvidos nas unidades foram avaliados seguindo critérios como o acompanhamento do Seges, o desenvolvimento do projeto de gestão, a entrega da documentação solicitada e a análise intersetorial, que envolve  a merenda, a coordenação pedagógica, o acompanhamento e a avaliação.

“O recebimento de uma comenda que homenageia a professora Rosita, por si só, é um momento de emoção. Por outro lado, vivemos um momento ímpar nas escolas, pois se verifica uma atuação mais ativa da Seges. É um setor que faz as coisas acontecerem e nos faz aprender todos os dias. O que nós construímos na escola, por exemplo, em termos de documentação, são frutos das orientações do setor”, comentou a gestora Edna Pereira.

Acompanhamento – Durante o ano de 2019, o Setor de Gestão Escolar promoveu formações direcionadas aos 55 gestores e adjuntos de Escolas e Creches do Município de Cabedelo. Também realizou visitas técnicas para orientações, no intuito de regular e alinhar a rede, prezando por uma educação de qualidade.

O processo de visitas técnicas são realizadas durante os dois semestres pela equipe de supervisão do SEGES. Além disso, o setor ainda realiza atendimentos individuais denominados “Papo de Gestor” para tratar sobre assuntos específicos de cada Unidade Escolar.

“Esse processo desenvolvido pelo setor durante o ano tem como objetivo, além de estar bem próximo aos gestores, realizar um acompanhamento direcionado que permite a observação e avaliação contínua do desempenho de cada gestor e de como ele vem conduzindo sua unidade escolar. Reuni-los ao final do período, realizar uma mostra e poder premiar aqueles que se destacam é uma forma de investir na busca de uma educação de qualidade no município”, comentou a diretora de gestão do Seges, Rosilane Almeida de Oliveira.

Compartilhar