Cabedelo realiza Mutirão do Novembro Azul

Nessa segunda-feira, foram ofertados exames de toque e PSA na Policlínica Municipal

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab) realizou nessa segunda-feira (11), no Centro Municipal de Saúde Leonard Mozart (Policlínica), o mutirão do Novembro Azul. Foram ofertados 40 exames de toque e PSA, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A iniciativa foi aberta para demanda espontânea. Após a realização do exame de sangue, os pacientes atendidos terão as consultas de retorno agendadas com um urologista.

“Estamos no Novembro Azul e hoje foi o dia da Saúde do Homem em Cabedelo. Contamos com a presença de uma equipe multidisciplinar e do urologista do município, Jorge Mendes. Nós fizemos uma campanha de divulgação desse mutirão e tivemos uma adesão de um público satisfatório. Sabemos que é bem mais difícil convencer os homens da necessidade da prevenção por conta do preconceito, mas deixamos bem claro a importância de procurar o serviço de saúde. Somente nesses atendimentos de hoje foram identificados 4 casos suspeitos e um diagnóstico de câncer de próstata”, destacou a diretora da Policlínica, Karine Garcia.

Os atendimentos em urologia na Policlínica acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 13h, por agendamento, após o paciente passar por atendimento na Unidade de Saúde da Família.

O Câncer de Próstata ainda mata muitos homens. É o câncer mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para o Câncer de Pele. Estima-se, para este ano, cerca de 70 mil novos casos da doença. Quando diagnosticado cedo, a chance de cura do câncer de próstata pode chegar a 95%.

Compartilhar