Cabedelo realiza Semana alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, com atividades e palestras educativas

No próximo dia 21 é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas Down e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as outras pessoas.

Em Cabedelo, a Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Coordenação de Pessoa com Deficiência, vai lembrar a data com uma semana de atividades voltadas ao tema “Incluir e tirar da invisibilidade”.

De 21 a 25 de março, serão desenvolvidas palestras, atividades recreativas e informativas e a entrega da Portaria para os Conselheiros do Conselho da Pessoa com Deficiência.

A programação começa na terça-feira (22) com uma palestra sobre os desafios da vivência da pessoa com Síndrome de Down, a ser proferida pela Psicopedagoga Mariléa Felinto, no Centro de Reabilitação de Saúde, às 15h.

No dia 23 será o dia da entrega da Portaria para os Conselheiros do Conselho da Pessoa com Deficiência. O evento vai acontecer às 9h na Casa dos Conselhos da Assistência Social.

Já no dia 24, a partir das 14h30, no pôr do sol em Jacaré, haverá um momento de esclarecimentos sobre a Síndrome de Down e recreação com os usuários dos Centros de Convivência Reviver I e II.

Por fim, no dia 25, às 19h, a programação da Semana será encerrada com uma palestra na praça Getúlio Vargas, com a Psicopedagoga Betânia Valéria Felinto Nóbrega. Na ocasião, o educador físico Jerônimo Luciano também vai realizar uma aula de dança para os presentes.

Atendimentos – Os atendimentos para a pessoa com síndrome de Down em Cabedelo são realizados pela Coordenação de Inclusão da Semas. Qualquer responsável por pessoa com a síndrome pode procurar o setor, localizado à rua Presidente João Pessoa, 23, Centro, das 8h às 14h. Lá serão dados os encaminhamentos para as Secretarias de Saúde, Educação, Habitação, dentre outros, promovendo a garantia dos direitos e qualidade de vida desse público.

Censo – Esse ano a Semas e a coordenação de PCD estão convocando as Pessoas com Deficiência e familiares para o cadastramento no Censo Estadual.

A iniciativa busca levantar dados das pessoas com deficiência em Cabedelo, com a finalidade de conhecer melhor o seu universo e subsidiar a implantação de políticas públicas voltadas a esse público. Os envolvidos podem se apresentar na Semas ou nas Secretarias de Saúde e de Educação.

Compartilhar