Cabedelo realiza Semana da Educação Infantil

Evento põe em pauta a construção da identidade dos profissionais e o resgate das brincadeiras de rua dentro das unidades de educação infantil do município

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, nesta segunda-feira (19), à programação relativa à Semana Municipal da Educação Infantil. Até a próxima sexta-feira (23), escolas que oferecem educação infantil e creches participarão de palestras e atividades sob o tema “No entrelaço das ideias, tecemos ações educativas”.

O evento, que é organizado pela Coordenação de Educação Infantil, envolve as 1.800 crianças que são assistidas nas 9 creches e 10 escolas de educação infantil de Cabedelo. A iniciativa evidencia a promoção de ações e diálogos sobre a identidade dos profissionais que atuam na educação infantil e o relacionamento família/escola. Além disso, busca promover o resgate das brincadeiras de rua.

“A Semana de Educação Infantil é realizada para celebrar o Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto, e tem como finalidade divulgar e valorizar este segmento. É preciso disseminar para a sociedade o trabalho realizado com as crianças, para que tenham conhecimento que é nessa fase, entre zero e seis anos de idade, que é formada a base do caráter e da formação da personalidade. Sendo a educação infantil fundamental nesse processo”, destacou a coordenadora da Educação Infantil Aline Aragão.

A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (19), na Escola Adolfo Maia, e reuniu gestores e professores de creche e de escolas para discutir “A identidade do profissional de educação infantil”. A temática teve como condutora a supervisora Sandra Moraes, com reflexões sobre o papel e a identificação dos profissionais com a área.

Nesta terça-feira (20), foi a vez do resgate das brincadeiras de rua dentro das creches. Passa anel, bola de gude, pula corda e outras atividades foram desenvolvidas durante o dia em todas as unidades de ensino infantil.

“A Semana de Educação Infantil está acontecendo na sua 4ª edição e vem trazendo discussões a respeito de temas pertinentes ao segmento. Essa ação agrega valor e reconhecimento da gestão municipal no que se refere à valorização de profissionais, crianças e familiares. Apenas 33 municípios do Brasil realizam esta semana, e Cabedelo está incluído nesse conjunto. Para o Selo Unicef essa ação não é apenas uma data festiva na cidade, ela reflete um compromisso coletivo em priorizar a infância em todos as suas particularidades”, ressaltou a Articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Araújo.

Programação – A programação prossegue na quarta-feira (21), na Escola Adolfo Maia, com evento sob responsabilidade da Coordenação de Inclusão. Em pauta, a reflexões sobre a inclusão das crianças com deficiência no espaço da creche, com a palestra “Infância na creche: um olhar inclusivo”.

A Escola Imaculada Conceição sedia a programação do quarto dia do evento – quinta-feira (22) – , com a palestra “Você sabe o que seu filho faz na creche?”. Uma oportunidade para os pais de alunos conhecerem o trabalho desenvolvido no ambiente das creches e a rotina dos profissionais que cuidam dos seus filhos.

Para o encerramento da programação, na sexta-feira (23), a coordenação reservou mais um momento de atividades recreativas e lúdicas. As crianças matriculadas em instituições que oferecem educação infantil serão convidadas a participar das atividades, que envolvem brincadeiras, gincanas e lanche coletivo.

Compartilhar