Cabedelo recebe certificados de mérito por ações para um trânsito mais seguro

Reconhecimento foi dado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária


A Prefeitura Municipal de Cabedelo recebeu, nesta quarta-feira (07), os certificados de adesão ao programa Município Amarelo e de mérito relativo  às ações desenvolvidas em alusão à 8ª edição do Movimento Maio Amarelo em 2021.

Os certificados, concedidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), foram entregues pelo diretor de assuntos estratégicos da instituição, general  Jamil Megid Junior, ao prefeito Vitor Hugo Peixoto Casteliano e à coordenadora de educação para o trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Observadora Certificada, Abimadabe Vieira.

Estiveram presentes ao encontro, ainda, o vice-prefeito Messinho Lucena; o secretário da Semob, Inácio Bento de Morais, e seu adjunto, Thiago Rodrigues; e a secretária de Educação, Márcia Moreira. 

Além das campanhas anuais do Maio Amarelo, em que lembra e reforça a importância do respeito e tolerância no trânsito, Cabedelo mantém ações constantes sobre a temática. Recentemente, o município foi beneficiado pelo programa Educa para o trânsito. Iniciativa do lONSV, o projeto consiste em doar material didático (livros) para o público do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino, com o objetivo de levar a Educação para o Trânsito através da literatura.

Na área operacional, a Semob vem realizando um trabalho constante para garantir a segurança no trânsito para pedestres e motoristas. Já são 24 faixas de pedestres elevadas, instalação de semáforos em bairros importantes, como Centro e Intermares; além de 1.700m de ciclofaixas e mais de 1.500m a serem implantados. A segurança viária na cidade também está sendo garantida através do asfaltamento de ruas em importantes e movimentados bairros, como Centro, Intermares e Jacaré.

“Nossa gestão tem dado todo apoio à Semob para a instituição de práticas que concorram para salvar vidas. A adesão a um novo projeto, bem como o reconhecimento pelas ações desenvolvidas, são  sinais de que Cabedelo está engajada, de fato, na melhoria das condições de trânsito, por meio da educação e da adoção de medidas de conscientização e preservação de vidas”, declarou o prefeito Vitor Hugo. 

O general Megid, que coordena o Curso de Extensão em Segurança Viária “Rodovias Que Perdoam – BR”, está na Paraíba, juntamente com um grupo de alunos,  para a realização de visita técnica à BR-230/PB, que passa por obras em trecho que corta a cidade de Cabedelo. 

Megid salientou o engajamento do município nas campanhas coordenadas pelo Observatório e destacou, sobretudo, a adesão de Cabedelo às  ações que envolvem a educação para o trânsito.

“O Município Laço Amarelo é mais um projeto voltado para a segurança no trânsito a que Cabedelo adere. O município tem um histórico de participações conosco, o que é representativo,l não só para o Observatório em si, mas para toda a sociedade local e nacional. O processo de adesão acaba motivando outros parceiros a voltarem o foco para o trabalho de campanhas como a do Maio Amarelo, tão bem desenvolvido aqui, como movimento voltado para a redução de acidentes e motivação do pessoal para uma cultura de respeito e responsabilidade para com a vida”, destacou o general Jamil.

Educa Cabedelo – Educar para o trânsito através do livro! Esse é o objetivo central do projeto Educa – Trânsito na Sala de Aula, apresentado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo no mês dê junho, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Cabedelo é um dos 9 municípios brasileiros contemplados com o projeto, que vai beneficiar diretamente cerca de 600 alunos da rede público de ensino. Inicialmente, participarão das atividades as comunidades estudantis das escolas Centro Imaculada Conceição, Marizelda Lira da Silva e Major Adolfo Pereira Maia, dos segmentos Fundamental I e II.

Compartilhar