Cabedelo recebe competições de natação na III Travessia do Farol da Pedra Seca

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), apoiou a realização da III Travessia do Farol da Pedra Seca, que aconteceu no último domingo (25), na Praia Formosa.

O evento buscou a promoção da prática de esportes náuticos na cidade. Duzentos competidores de todo o Nordeste participaram do evento anual, que já integra o calendário esportivo de Cabedelo.

A Travessia seguiu todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades sanitárias de prevenção ao Coronavírus.

O secretário de Esportes Maurício Santos ressaltou a tranquilidade e a beleza das praias cabedelenses que oferecem os mais belos cenários para a realização de eventos náuticos.

“Nesse clima olímpico que acaba nos inspirando, a essência de qualquer evento nosso é despertar nas pessoas o interesse pela prática dos esportes, pois atividade física é essencial nas nossas vidas. E a natação é uma modalidade importantíssima na prevenção de doenças. Aos poucos estamos retomando os eventos, desta feita, dando o pontapé inicial na Paraíba e ainda seguimos tomando todos os cuidados para evitar o contágio da Covid, pois a Sejel tem feito esse trabalho com muita responsabilidade. Agradecemos à confiança do governo municipal e à promoção da equipe AcquaR01. Estamos de portas abertas para abraçar outros grandes eventos que virão pela frente”, destacou Maurício.

A competição, organizada pela Acqua R01 – Gestão de Eventos Esportivos e pelo grupo SAL (Solidariedade, Amor e Liberdade), nesta edição, teve a cronometragem gerenciada pela empresa TRCrono, que utilizou muita tecnologia através de tornozeleiras com microchips, facilitando a computação e a precisão nos dados das provas.

A travessia teve competições de maratona aquática na distância de 500m (Prova Sprint) nas categorias: Mirim (9 e 10 anos – Masculino e Feminino); Petiz (11 e  12 anos – Masculino e Feminino); Iniciante Adulto (13 a 19 anos – Masculino e Feminino); e Iniciante Adulto (20+ Masculino e Feminino). E nas distâncias de 1km e 2km (Prova Copa) nas faixas 10 a 20 anos, 21 a 30 anos, 31 a 40 anos, 41 a 50 anos, 51 a 60 anos e 60+. A atividade contou com premiações dos três primeiros colocados em cada categoria e medalhas de participação para todos os atletas.

Na Praia Formosa, trecho em frente ao Calçadão, uma mega estrutura foi montada com várias tendas, áreas de inscrição, controle dos dados, sonorização e locução do evento, distribuição de kits, todas com totens de álcool e uso obrigatório de máscaras em todos que circulavam no local. Fabíola Sobral, representante dos grupos AcquaR01 e SAL, também destacou que o evento tomou todas as precauções relacionadas aos cuidados para evitar o contágio da Covid.

“Essa terceira edição da Travessia do Farol é mais do que especial, diante de tudo que estamos vivendo com essa pandemia. Planejamos e estabelecemos novas regras para manter o cuidado com todos, inclusive, fizemos o possível para espaçar as disputas de forma que não houvesse aglomeração. A Prefeitura de Cabedelo abriu as portas pra gente e estamos trazendo o que há de melhor”, garantiu Fabíola, que também agradeceu aos patrocinadores Grão Select, Oceania Praia Clube, Café Santa Clara e Açaí da Praia, além de todo apoio logístico oferecido pela Prefeitura de Cabedelo, através das secretarias de Esportes, Comunicação, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, dentre outras.

Assim como na Praia do Miramar, a edição deste ano na Praia Formosa seduz a quem visita a cidade pra competir ou acompanhar a disputa.

O pessoense Jamal Soares com 12 anos já é uma grande promessa no esporte. Ele já venceu provas de maratonas aquáticas realizadas pelo litoral brasileiro e, antes de cair na água, conversou sobre o evento de Cabedelo.

“A estrutura montada aqui é muito boa, já participei na última edição passada e também teve essa qualidade. Além de que o mar de Cabedelo é calmo e bom pra nadar. Apesar de o evento não ser competitivo, eu sempre tenho expectativa de fazer uma boa travessia aqui, assim eu já me preparo pra outra etapa da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas que será em Salvador”.

A III Travessia do Farol da Pedra Seca, confirma a tradição de ter grandes nomes da natação e de envolver atletas de todas as faixas etárias. O nadador pessoense Pedro Honorato, 63 anos, sempre participa desse evento em Cabedelo. Ele já foi campeão brasileiro e melhor rankeado participando de disputas em todo país, e agora segue dando exemplo à criançada.

“A sensação boa é de voltar a nadar. Pois essa é a primeira travessia depois da pandemia. Esse evento foi maravilhoso e a natação está aí sempre se renovando”, concluiu Honorato.

CONFIRA AQUI O RESULTADO FINAL DA COMPETIÇÃO. 

Compartilhar