Cabedelo recebe programação do Agosto das Letras até esta sexta-feira

Cabedelo abriu, nesta quarta-feira (28), a etapa final da programação do projeto Agosto das Letras, promovido pelo Governo do Estado. Até esta sexta-feira (30), a cidade se mobiliza culturalmente com palestras, oficinas, mesas redondas e diversas atividades que envolvem a comunidade escolar e a população local.

A abertura oficial aconteceu na Fortaleza de Santa Catarina, e contou com a presença do vice-prefeito de Cabedelo, Aguinaldo Silva, e de representantes da Fundação Espaço Cultural (Funesc). Durante a solenidade, os presentes também prestigiaram dois espetáculos locais.

Ao longo dos três dias do evento, o público-alvo contará com programação variada que inclui palestras, lançamentos, mesas redondas, espetáculos, oficinas, saraus e diversas atividades interativas. As atividades acontecerão na Fortaleza de Santa Catarina, Biblioteca Municipal, em praça pública e em escolas da rede municipal de ensino.

“Cabedelo se orgulha em receber esse projeto, que tanto valoriza a cultura. O Governo do Estado tem tido um olhar mais próximo da nossa cidade, principalmente, do trabalho afirmativo e apurado que vem fazendo a nossa Secretaria de Cultura. Que essa parceria possa fomentar o conhecimento e o saber para todos”, afirmou o vice-prefeito na abertura do evento.

Esta é a primeira vez que Cabedelo participa do evento, cuja proposta base é incentivar a leitura, principalmente entre jovens e adolescentes, por meio do conhecimento da produção literária e com atividades decorrentes do domínio da leitura e da escrita.

“Já passamos por várias cidades do litoral ao sertão paraibano levando muita arte para a formação de alunos e educadores, além da capacitação das bibliotecas. Para nós da Funesc é um prazer enorme realizar essa etapa do Agosto das Letras em Cabedelo”, destacou a vice-presidente da Funesc, Raisa Agra.

O secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo, comentou com entusiasmo sobre a realização do Agosto das Letras na cidade portuária.

“Estamos nesse processo de reaproximação com as ações culturais do Governo do Estado, e hoje celebramos o recebimento de uma edição do Agosto das Letras, estando entre as quatro cidades contempladas. O projeto é importante para nós, porque, além de tudo, visa a capacitação de funcionários, inclusive na nossa Biblioteca, que está em pleno funcionamento. Sem falar que também busca o desenvolvimento de ações, principalmente de incentivo à leitura, e atividades culturais com um cronograma bem diversificado nas escolas e bairros”, pontuou.

Programação – A 5ª edição do Agosto das Letras em Cabedelo começou já pela manhã da quarta-feira (28), com Oficinas Afro, ministradas por Thiago Costa, nas escolas Paulino Siqueira e Rosa Figueiredo.

O espetáculo Mistérios da Fortaleza de Santa Catarina deu seguimento à programação. Realizado nos ambientes históricos do Forte, roubou a cena e chamou a atenção do público presente. O grupo Lendários resgatou trechos de uma encenação curiosa e cheia de suspense com personagens folclóricos, como o Batatão e a Mulher de Branco.

A noite do 1º dia de programação foi encerrada com a apresentação do espetáculo Mar Belo, produzido pela Companhia de Dança Municipal de Cabedelo. Com coreografia geral da professora Valesca Rique, a performance contemporânea lembra movimentos culturais como Coco de Roda e Nau Catarineta e também o culto dos pescadores a Iemanjá – Rainha do Mar.

Na quinta-feira (29), será a vez da Oficina de Cordel para Jovens, com Gláucio Ramos, nas escolas Maria Pessoa – às 8h – e Marizelda Lira da Silva, às 14h. À noite, acontece um Sarau Poético na Biblioteca Municipal Aderbal Piragibe.

A programação da 5ª edição do Agosto das Letras encerra-se na sexta-feira (30), na escola Elizabeth Ferreira, às 8h; e na Fortaleza de Santa Catarina, às 14h, com Contação de Histórias. Toda as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Compartilhar