Cabedelo recebe Projeto “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, que discute a inserção feminina em áreas técnicas e científicas

Cidade é a única da Paraíba a sediar a iniciativa, que acontece até quarta-feira, no centro da cidade

Cabedelo recebeu, esta semana, a visita do Projeto Steam Girls_ Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, que viaja o país discutindo a inserção e o protagonismo das mulheres em algumas áreas profissionais, técnicas e científicas.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio do Setor de Projetos Educacionais (SPE), e reservou aos alunos da rede municipal e ao público interessado acesso a representações teatrais e oficinas práticas desenvolvidas especialmente para apresentar e discutir o tema.

A iniciativa, idealizada pela plataforma Força Meninas (https://frmeninas.com.br/), tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O projeto põe em prática a metodologia de incentivar a participação feminina nessas áreas por meio de veículos como o teatro e a força dos depoimentos pessoais, e tem como público-alvo meninas de 6 a 17 anos, oriundas de escolas municipais, estaduais e parceiros. As atividades são gratuitas, realizadas em espaços públicos, e abertas ao público em geral.

Em Cabedelo, as sessões acontecem na R. Dr. João Machado, em Camalaú, em frente a Câmara Municipal e a Casa da Cidadania. Nesta segunda (20) e terça (21), as sessões foram realizadas pela manhã, às 8h30 e às 10h00 e, à tarde, às 14h00 e às 15h30, e contaram com a presença maciça de alunos da rede municipal. Na quarta-feira (23), a sessão será aberta à comunidade e outras instituições.

“A Seduc tem no Setor de Projetos Educacionais o suporte para a criação de ações pedagógicas de apoio ao processo ensino-aprendizagem, assim como na implementação de atividades que trabalhem tanto os conteúdos regulares, como as temáticas transversais. Além disso, o setor se notabiliza pela recepção e logística interna para acolher as propostas de parceiros. Mais uma vez, ele se mobiliza para receber a expedição ‘Meninas curiosas’,uma forma de proporcionar ao alunado o contato com temáticas atuais que precisam ser melhor conhecidas e discutidas. Somos a única cidade paraibana a receber esse projeto e a equipe do SPE agradece a secretária Márcia Moreira por nos mobilizar na organização deste evento.”, comentou o coordenador do SPE, Gilberto Silva.

Projeto – A Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro” tem como objetivo despertar uma conversa sobre os desafios do presente e perspectivas de futuro para meninas em áreas com baixa representatividade feminina.

O projeto leva à praça o espetáculo “Uma Janela para o Céu” e as oficinas Viagem à lua com Katherine Johnson, que explora o pensamento computacional e conceitos básicos de engenharia para construção de um foguete; Criando Jogos com Carol Shaw – oficina circuito e eletrônica e Se eu posso ver, eu posso ser, com experiência de realidade virtual. Além disso, as sessões também contam com o depoimento de jovens vencedoras do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina” em palestras sobre suas experiências pessoais.

A expedição é viabilizada pela Lei do Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ArcelorMittal e IBM no trecho Sudeste e Centro- Oeste, e Oxiteno e IBM no Nordeste.

 

Compartilhar