Cabedelo reúne operadores de atividades náuticas em I Fórum de Turismo da modalidade

Iniciativa busca criar oportunidades para a conexão de pessoas interessadas no desenvolvimento do Turismo Náutico na cidade

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta-feira (4), o I Fórum de Turismo Náutico do município. O evento, que aconteceu no Auditório Executivo do Uniesp, contou com a presença de autoridades do município e com a participação de operadores das diferentes modalidades de atividades náuticas.

A iniciativa busca, primeiramente, criar oportunidades para a conexão de pessoas interessadas no desenvolvimento do Turismo Náutico em Cabedelo. Além disso, o Fórum objetiva propor temas para uma discussão construtiva da modalidade turística, além de desenvolver uma proposta comum e com bases sólidas de conhecimentos e estudos dirigidos à área.

“Essa é uma grande iniciativa para a cidade de Cabedelo e para o Estado, e também para o estabelecimento de um projeto voltado para o turismo náutico em nosso município. Temos tantas belezas, tanto potencial, e precisamos nos espelhar em exemplos de cidades que conseguem consolidar-se como polos atrativos e exemplos de desenvolvimento na área turística. A realização do Fórum é para mostrar que a cidade de Cabedelo não quer impor um modelo de projeto, mas incentivar a união, escutar sugestões para engrandecer cada vez mais nosso  turismo náutico”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

A programação do evento foi marcada pelas palestras “Cabedelo no contexto da economia azul”, proferida pelo comandante de fragata Erijansen de Souza Maciel, e “Desenvolvimento Náutico Integrado”, conduzida pelo consultor Ernesto São Thiago. Na oportunidade também foi apresentado o projeto Turismo Náutico de Cabedelo e a logomarca, bem como foram formados os grupos de discussão por área (vela, pesca esportiva, kite surf, barcos surf, pesca e Wind surf)  e escolhido o interlocutor de cada grupo.

“Damos início hoje, com esse evento, a um grande e importante projeto que tem por objetivo reunir todos os operadores e interessados no turismo náutico, uma vez que o desenvolvimento nessa área demanda a participação, a união e o entendimento entre todos os atores envolvidos. É preciso, porém, que ele seja abraçado por todos, afinal essa iniciativa é que vai cada vez mais consolidar Cabedelo como um dos melhores lugares do Brasil para esse segmento”,  pontuou o secretário do turismo de Cabedelo, Haenell Farias.

O Fórum tem caráter permanente e deverá discutir assuntos pertinentes ao turismo náutico nas suas mais diferentes vertentes. Para tanto, a Setur de Cabedelo conta com a parceria do Sebrae, para que todo o trabalho possa ser acompanhado por um especialista técnico desta modalidade, além do acompanhamento da consultoria em Gestão Estratégica do Turismo já atuando na Secretaria.

O evento contou, ainda, com as parcerias da Marinha do Brasil, do Ministério do Turismo, Embratur, Uniesp, Sebrae, BNB e empresas de turismo, de turismo náutico e marinas náuticas.

 

 

Compartilhar